Governo do Ceará abre inscrições para o CNH Popular nesta quinta (6)

O programa oferece gratuitamente a primeira habilitação nas categorias A ou B.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 12:50, em 06 de Novembro de 2025)
Mão de mulher com a unha pintada de prata segura CNH.
Legenda: O CNH Popular é um programa do Governo do Ceará.
Foto: Agência Brasil.

As inscrições para o programa CNH Popular, do Governo do Ceará, abrem nesta quinta-feira (6). Criada em 2009, a iniciativa contribui para que pessoas de baixa renda consigam a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) de maneira gratuita.

A abertura oficial do processo de inscrições foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas nesta manhã.

No total, são 35 mil vagas ofertadas este ano. No entanto, parte dessas oportunidades — destinada a mulheres com medidas protetivas, pessoas analfabetas ou em letramento e público LGBTQIA+ — terá inscrições abertas apenas na semana que vem. 

Veja quem pode solicitar a CNH Popular em 2025:

Residentes de todos os municípios do Ceará, desde que tenham 18 anos e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

Povos indígenas e quilombolas, além de universitários cearenses matriculados em uma instituição de ensino superior e pessoas surdas também podem se inscrever, se tiverem cadastro ativo no CadÚnico. 

Veja também

Como se inscrever?

As inscrições para todos os beneficiários foram abertas no site da Central de Serviços do Detran-CE.

Recentemente, o benefício foi estendido para estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. Além disso, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou projeto de lei enviado pelo governador Elmano de Freitas (PT) que amplia a CNH Popular, também, para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Assuntos Relacionados