Mulher morre após passar mal durante hidrolipo em São Paulo; entenda o que é o procedimento
Paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi socorrida, mas não resistiu e faleceu antes de chegar ao hospital
Uma mulher de 31 anos morreu, nessa terça-feira (26), após passar mal durante a realização de uma hidrolipo na clínica estética Maná Day, localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Paloma Lopes Alves sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi socorrida, mas não resistiu e faleceu antes de chegar ao hospital. O óbito foi registrado como suspeito.
O boletim de ocorrência (B.O) do caso indica que a paciente foi submetida ao procedimento nas regiões das costas e do abdômen, mas, durante o atendimento, teve a parada cardíaca, conforme as informações do porta CNN.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer a mulher, mas ela chegou sem vida ao Hospital Municipal do Tatuapé. Na unidade de saúde, a causa provável do óbito foi apontado como sendo embolia pulmonar.
Veja também
O que se sabe sobre o caso
O procedimento estético foi contratado por Paloma Lopes através das redes sociais, e o pagamento de cerca de R$ 10 mil, segundo o G1, foi realizado por transferências bancárias.
O marido da paciente, Everton Silveira, relatou que a esposa deu entrada no período da manhã na clínica de estética Maná Day e conheceu o médico que faria o procedimento, que seria o profissional Josias Caetano. Ela tinha previsão de receber alta no fim da tarde do mesmo dia, porém, passou mal e teve a parada cardiorrespiratória.
"A gente foi fazer o procedimento, e eu estava lá. Fizeram uma negligência enorme. Demoraram muito para chamar o Samu. A hora que eu vi que o Samu estava lá, eu saí correndo. Eles não me informaram o que estava acontecendo. Uma situação muito triste, delicada. Nossa, fora do comum. No hospital, tentaram reanimar, mas ela veio a óbito", detalhou o marido, em entrevista ao G1.
Eu quero justiça pela Paloma. O médico fechou a clínica, sumiu e não falou nada. A justiça precisa ser feita. Eu levei minha esposa para fazer a realização do sonho e agora temos que enterrá-la. Estou sem acreditar."
Nem a clínica Maná Day, nem o médico Josias Caetano se pronunciaram sobre o caso, até a manhã desta quarta-feira (27).
O que é hidrolipo?
Segundo o Centro Brasileiro de Hidrolipoaspiração (CBH), a hidrolipo é uma técnica de lipoaspiração que possui a finalidade de retirar gorduras localizadas. O que a difere das demais é que ela é realizada com sessões de anestesia local, reduzindo o tempo de pós-operatório, quando comparado aos outros tipos.
Durante o procedimento, é aplicado no paciente um anestésico que atua nas células de gordura, que, então, podem ser aspiradas para fora do corpo via cânulas — espécie de tupo.
A hidrolipo pode ser realizada nas seguintes regiões:
- abdômen;
- dorso superior e inferior;
- braços;
- coxas;
- interno da coxa;
- papada;
- joelho;
- peitoral masculino;
- culotes.
Também é possível utilizar a gordura localizada retirada do corpo para aumentar outras áreas, como bumbum, mamas, bochechas, lábios, entre outros.
Quem pode fazer?
Ainda conforme o CBH, o precedimento estético é indicado para mulheres e homens, acima dos 18 anos, que não possuam doenças associadas ou com doenças compensadas, conforme avaliação do médico.