Fibrose pulmonar: entenda o que é e quais sintomas da doença de Rita de Cássia

Cantora faleceu após ser internada em um leito de UTI, em Fortaleza, para tratamento da doença

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Rita de Cássia
Legenda: Ao longo da carreira, artista compôs sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro"
Foto: reprodução/redes sociais

A cantora Rita de Cássia faleceu nessa terça-feira (3), aos 54 anos, em Fortaleza. Ela estava internada em hospital privado de Fortaleza, diagnosticada com fibrose pulmonar.

Veja também

O falecimento gerou comoção de artistas e de personalidades, que lamentaram a partida da compositora de sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro". 

Sobre a condição, o Diário do Nordeste conversou com um especialista, que explica o que é, quais sintomas e como tratar. 

O que é fibrose pulmonar?

O termo é generalista e engloba um conjunto de doenças graves que provocam o endurecimento do pulmão, devido à presença de diversas cicatrizes, reduzindo a capacidade respiratória do paciente, como explica o pneumologista e presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), Ricardo Coelho Reis. No caso de Rita de Cássia, não foi divulgado qual tipo a acometeu.

A fibrose pulmonar é um processo de envelhecimento, de enrijecimento, precoce do pulmão e de perda da sua função normal, que é a troca gasosa.
Ricardo Coelho Reis
Pneumologista e presidente da SCPCT
 

"Há um processo de cicatrização precoce, exagerado, e sem uma causa, então o pulmão vai ficando mais duro, perdendo a sua funcionalidade. Ele vai substituindo o tecido normal por um tecido de cicatrização", completa.

Veja também

Sintomas

O principal sintoma da condição é a dificuldade progressiva para respirar, ou seja, falta de ar que começa leve e vai piorando com a evolução do quadro da patologia. A diminuição da capacidade respiratória é uma consequência do enrijecimento do órgão, que reduz de tamanho. 

O cansaço, inicialmente, começa ao realizar esforço, mas depois vai progredindo até incapacitar o paciente.
Ricardo Coelho Reis
Pneumologista e presidente da SCPCT
 

Tosse seca e irritativa também é outro sinal. Ambos são comuns em doenças respiratórias, mas, no caso da fibrose, são crônicos, persistindo por mais de três meses. Inclusive, o pneumologista alerta que indivíduos que apresentem esses sintomas por esse período devem procurar ajuda médica.   

diagnóstico da doença, que pode afetar indivíduos de todas as idades, é realizado por exames de imagens, como radiografia e tomografia, e, em casos específicos, também pode ser necessário a realização de biópsia, segundo Reis.

Tratamento

Fibrose pulmonar geralmente não tem cura e é uma condição grave. O médico explica que o tratamento consiste na administração de medicamentos que atuam na desaceleração da evolução da doença e na prevenção de novas lesões nos pulmões. Ele frisa que as drogas não recuperam a capacidade respiratória perdida do paciente, conseguindo apenas prolongar o tempo de vida. 

Conforme o especialista, em média, pessoas diagnosticadas com a doença e que não recebem ou não reagem ao tratamento tem uma sobrevida de menos de cinco anos após o diagnósticos. 

Quando o paciente não responde ao tratamento e tem idade inferior a 65 anos, é possível realizar um transplante de pulmão, que representa uma possibilidade de cura. Rita de Cássia chegou a conseguir um doador, mas, devido à pandemia da Covid-19, não fez o procedimento.

Fatores de risco

Existem alguns hábitos e agentes ambientais que podem provocar lesões pulmonares, estas aumentam as chances de desenvolvimento de fibrose pulmonar. Ou seja, a condição é como se fosse uma fase final de várias doenças pulmonares, como explica o pneumologista. 

Abaixo, Reis lista alguns desses fatores de risco. São eles: 

  • Uso de medicações que provocam lesões nos pulmões;
  • Inalação de substâncias tóxicas presentes em locais como fezes de pássaros, mofo, ar poluído, entre outros, que podem provocar quadros de pneumonia de hipersensibilidade (PH);
  • Alguns tipos de reumatismo pulmonar;
  • Inalação de fumaça;
  • Tabagismo;
  • Pré-disposição genética;
  • Casos da doença em parentes próximos (fator hereditário);
  • Pneumonias graves — provocadas por doenças, como a Covid-19, ou não.

Além dos agentes que podem provocar a condição, esta também atua elevando as chances de desenvolvimento de câncer de pulmão.

WhatsApp do Diário do Nordeste

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Assuntos Relacionados