Sanfoneiro Redondo ainda agradeceu o apoio recebido pela família após a morte da artista
Irmão da cantora Rita de Cássia, o sanfoneiro Redondo lamentou a morte da forrozeira, nesta quarta-feira (4), e definiu o acontecimento como sedo uma grande perda para a música nordestina. A artista de 54 anos faleceu nessa terça-feira (3) após ser internada em um leito da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para o tratamento de um diagnóstico de fibrose pulmonar.
"É uma perda grande que nós tivemos para a música nordestina. Ela pegou uma doença chamada fibrose pulmonar e ficamos na luta para ver se dava certo, mas Deus quis assim. Ela se foi", disse o músico.
Em seguida, ele agradeceu o apoio recebido pela família após a morte da compositora dos sucessos "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro".
Sanfoneiro Redondo ainda detalhou que o corpo de Rita de Cássia está em transporte de Fortaleza em direção ao município de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, onde ela nasceu. O velório deve começar após às 10h e o sepultamento acontece às 17h, conforme o familiar.
A cantora estava internada em uma UTI de um hospital privado na Capital, após ser diagnosticada com fibrose pulmonar.
A doença, caracterizada pelo endurecimento do pulmão devido à presença de diversas cicatrizes, reduz a capacidade de respiração do paciente, pois o órgão apresenta dificuldade para expandir e realizar os movimentos de expiração e inspiração.
Podcast É Hit: Como foi criada "Saga de Um Vaqueiro"?
Luto no forró
Diversos artistas lamentaram a morte de Rita. Em comunicado nas redes sociais, a banda Noda de Caju ressaltou que a compositora foi 'única'. "Sua extensa obra será lembrada para sempre e ela estará eternamente nos nossos corações", diz.
O cantor Xand Avião compartilhou um vídeo em que canta 'Pedaço de Solidão', canção de Rita, ao lado da compositora. "Você será eterna em nossos corações", escreveu.
A forrozeira Mari Fernandez, que também é natural de Alto Santo, lamentou a perda da conterrânea. "Você foi exemplo como ser humano, ajudando tantos compositores e foi inspiração também com suas letras linas, minha conterrânea", disse.
A cantora Taty Girl também homenageou a amiga Rita de Cássia. "Não consigo acreditar #ForroDeLuto Descanse, minha poeta", escreveu a forrozeira.
"Descanse em paz, jamais será esquecida!", escreveu o cantor Wesley Safadão.
Bráulio Bessa, escritor e poeta, exaltou Rita como a maior compositora de forró de todos os tempos. "Rita, minha amiga e conterrânea, colega de sala de minha mãe aqui em Alto Santo. Que tristeza, meus amigos", disse em seu perfil no Twitter.
O cantor e compositor Batista Lima disse que a história da 'poetisa' jamais será esquecida. "Senhor, receba esta amiga que cantou e nos presenteou com lindas canções de amor", disse em publicação no Instagram.
Gil Mendes, ex-integrante das bandas Forró Real e Garota Safada e cantora solo, fez um texto emocionado em tributo à Rita. "Você vai sempre ser nossa poetisa e no nosso forró uma grande força, um grande nome e uma grande voz", escreveu.