Cereja: Veja benefícios e como consumir a fruta

A pequena fruta vermelhinha possui potencial diurético, anti-inflamatório e anti-oxidante; conheça tudo sobre

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
várias cerejas em um prato
Legenda: A cereja pode ser consumida em forma de compotas, conservas ou até caldas
Foto: Shutterstock

Muito mais do que a "cereja no bolo", a fruta pequena, redonda e de cor vermelha forte possui uma polpa macia e suculenta, que permite a transformação em vários tipos de comidas. 

Comum em zonas de clima temperado, especialmente na Ásia, onde foi originada, a cereja se difundiu e hoje tem como seus maiores exportadores os Estados Unidos e a Turquia. O Brasil conta apenas com plantações experimentais. 

Para entender mais sobre a pequena fruta — mas com potencial gigante —, o Diário do Nordeste conversou com a engenheira de alimentos e especialistas em ciência de alimentos e processo de fabricação, Jorgiane Lima*. 

Veja também

Quais os benefícios da cereja? 

Propriedades diuréticas e laxativas

Quando consumida in natura, a cereja possui uma série propriedades refrescantes e também diuréticas — conferindo hidratação — e laxativas. 

Combate o reumatismo, a artrite e a gota

De acordo com Jorgiane, a riqueza da fruta em ácido salicílico auxilia no tratamento de doenças com o reumatismo, a gota e a artrite.

Devido ao potencial anti-inflamatório e anti-oxidante, a cereja reduz a inflamação das articulações. No caso gota, a riqueza em vitamina C confere o aumento da eliminação do ácido úrico pela urina. 

Pode prevenir câncer e diabetes

Os polifenóis presentes na cereja podem desacelerar a proliferação e causar a morte de células cancerígenas, especialmente nos cânceres de mama e próstata, como mostrado em estudos segundo a plataforma Tua Saúde. 

Além disso, a cereja é uma fruta pouco calórica que: 

  • Contém muita fibra 
  • Auxilia no funcionamento do intestino 
  • Tem muita vitamina C 
  • Tem muitas propriedades anti-inflamatórias 
  • Possui propriedades anti-oxidantes 

Como consumir? 

Além de in natura, a cereja pode ser comprada em conserva, cristalizas, em compota (com caroço ou não), em caldas ou em forma de geleia. 

Segundo a engenheira de alimentos Jorgiane Lima, o ideal é verificar se as cerejas estão firmes, com a cor bem brilhante e sem manchas ou fendas. 

"É conveniente comprar cerejas que ainda tenham o cabinho, pois a falta dele indica que as frutas já foram colhidas há muito tempo", indica a professora.

E elas não devem ser guardadas durante muito tempo. Quando estão bem frescas, podem ser conservadas por uma semana na gaveta da geladeira ou em lugar seco e arejado.

Perguntas frequentes

De onde vem a cereja?

A fruta vem da cerejeira, uma espécie de pertencente à família Rosaceae, subfamília Prunoideae, do gênero Prunus

Quais tipos de cereja? 

São cerca de mil variedades de cereja. As principais são:

  • Cereja doce (Prunus avium L)
  • Cereja de sabor ácido (Prunus cerasus L.)
  • Cereja híbrida 

As mais comuns, segundo Jorgiane Lima, são as doces, usadas para o consumo direto, cruas e frescas. Já as ácidas, são mais comuns na produção de pudins, gelados, compotas, licores, sumos, etc. 

Folhas e sementes da cereja servem?

Sim. As folhas de cereja são úteis para fazer chás, devido à presença de compostos fenólicos nas folhas. Isso proporciona efeitos anti-oxidantes poderosos. 

As sementes encontradas no interior da cereja possuem propriedades vermífugas e diuréticas. 

Curiosidade sobre a cereja

É verdade que a cereja do bolo nem sempre é cereja? 

Sim. Você provavelmente já comeu chuchu no topo do bolo. Embora a maioria seja verdadeira, muitas padarias e confeitarias recorrem à réplica, feita com chuchu. Isso se deve ao preço e à sazonalidade da fruta. 

A engenheira de alimentos e especialista em frutas Jorgiane Lima compartilhou algumas dicas de como saber se você está comprando um bolo com cereja. Atenção:   

  • Ler a lista de ingredientes, pois as falsas cerejas são comercializadas como: enfeite para confeitaria sabor cereja.
  • Verificar se a fruta possui caroço ou um buraquinho decorrente da retirada do caroço.

No entanto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, explica que vender um produto informando outra coisa é crime. Substituir chuchu por cereja sem declarar no rótulo pode dar até um ano de detenção e multa de R$ 3 milhões. 

*Jorgiane Lima é professora do Curso de Especialização de Vigilância Sanitária de Alimentos e  Ciência de Alimentos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2021), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2015) e Bacharel em Engenharia de Alimentos (2013) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Suas pesquisas estão relacionadas com desenvolvimento de produtos e processos na área de frutos tropicais, estudo da extração, purificação e aplicação de compostos bioativos provenientes de substratos naturais, com ênfase na caracterização físico-química, química e biológica, aproveitamento de coprodutos agroindustriais, nanotecnologia e filmes comestíveis e biodegradáveis. Com vivência em indústria alimentícia e na implantação, manutenção e atualização dos programas de segurança de alimentos: Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Assuntos Relacionados