Soldado da Polícia Militar é preso por atirar em tenente após briga de trânsito em Fortaleza

A Justiça Estadual já converteu a prisão em flagrante do PM em prisão preventiva, em audiência de custódia realizada neste domingo (24)

Escrito por Messias Borges , messias.borges@svm.com.br
Câmera da região mostra o soldado (de blusa preta, à esquerda) perseguir o tenente (blusa azul, de costas, à direita)
Legenda: Câmera da região mostra o soldado (de blusa preta, à esquerda) perseguir o tenente (blusa azul, de costas, à direita)
Foto: Reprodução

Um soldado aposentado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi preso em flagrante após se envolver em uma briga de trânsito e atirar contra um tenente da Corporação, no bairro Montese, em Fortaleza, no último sábado (23). A Justiça Estadual já converteu a prisão em flagrante de Marielson Mendes Costa em prisão preventiva, em audiência de custódia realizada neste domingo (24).

A PMCE confirmou, em nota, que "foi acionada para uma ocorrência de lesão corporal em decorrência de disparo de arma de fogo" e que "policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) atenderam a ocorrência e conseguiram prender o suspeito, que é policial militar reformado. A vítima, que também é policial militar, foi socorrida e passa bem".

Veja também

Conforme o Inquérito Policial aberto no 34º Distrito Policial (34º DP), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), o tenente relatou que estava lavando o próprio veículo, na rua Frei Orlando, quando outro automóvel passou, colidiu na lateral do carro e quase o atingia.

Logo em seguida, o carro parou e o motorista, o soldado aposentado Marielson Mendes Costa, desceu. O tenente, então, cobrou o conserto do automóvel, e se iniciou uma briga. 

Houve troca de empurrões, até que o soldado Marielson puxou uma arma de fogo e atirou várias vezes contra o outro PM. Um tiro atingiu a panturrilha direita do tenente, que teve que correr e se esconder atrás de um caminhão de lixo que passava pela rua, para não ser alvejado mais vezes.

Após perseguir a vítima, o suspeito voltou para o próprio carro e saiu do local. A Polícia Militar foi acionada e, em poucos minutos, cercou a região, efetuou a prisão em flagrante de Marielson (que tinha sintomas de embriaguez, segundo os PMs) e apreendeu a arma de fogo utilizada no crime. Já o tenente foi levado ao Frotinha do Antônio Bezerra, onde foi atendido e liberado.

Marielson não quis responder aos questionamentos da Polícia Civil e preferiu fazer uso do seu direito constitucional de se manter em silêncio. A defesa não foi localizada pela reportagem para comentar a prisão.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) emitiu nota em que informa que "instaurou procedimento disciplinar para apurar os fatos envolvendo policial militar. O Inquérito Policial está sob responsabilidade  do 34º Distrito Policial".

Prisão preventiva decretada

O Plantão Judiciário da Comarca de Fortaleza converteu a prisão em flagrante de Marielson Mendes Costa em prisão preventiva, na manhã deste domingo.

A decisão judicial atendeu o pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) para a decretação da prisão preventiva e foi contra a manifestação da defesa do suspeito, que requereu a concessão de liberdade provisória com a aplicação de medidas cautelares.

"No caso, há particularidades que demonstram uma maior periculosidade do agente, demonstrado gravidade concreta além da inerente ao tipo, justificando a mantença da prisão. Em verdade, o fato objeto de análise não representa a gravidade inerente ao tipo penal de tentativa de homicídio, tampouco de porte de arma de fogo e/ou de dirigir embriagado, mas uma gravidade concreta otimizada, mormente diante da forma que o crime se deu", justificou o juiz Marcelo Durval Sobral Feitosa.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados