A Polícia agiu rápido e, poucas horas depois do assassinato do radialista e pastor Henrique Júnior de Morais, 49, prendeu seis pessoas responsáveis pelo crime, que aconteceu na noite da última quarta-feira (21), em Redenção, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), os seis presos foram transferidos na manhã desta quinta-feira (22) para a Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, no Bairro de Fátima, na Capital, onde foram autuados em flagrante.
Um dos capturados pela Polícia foi identificado como Francisco Aldairton da Silva Farias, 38, o "Fifi". Ele não tem antecedentes criminais e é ex-genro da vítima. Segundo a SSPDS, “Fifi” é apontado como o mandante do crime. De acordo com a delegada Socorro Portela, diretora da DHPP, uma discussão entre os dois, que ocorreu na entrada de um supermercado em Redenção, motivou o assassinato do pastor. O suspeito foi preso em casa, no bairro Boa fé.
Já no município de Barreira, a Polícia prendeu Antonio Cássio Almeida da Silva, 27, que já responde por quatro procedimentos por roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e receptação, e Antônio Leandro Garcia Farias, 22, que já responde por roubo com restrição de liberdade da vítima, porte ilegal de arma de fogo e ameaça, além de estar com um mandado de prisão em aberto do município de Hidrolândia. Os dois foram responsáveis por simular um assalto e executar a vítima. Com eles, foram encontradas as armas utilizadas no crime.
Foram capturados também Francisco Dyohta Honorio,27, conhecido como"Zói de bomba", sem antecedentes criminais, responsável por dá fuga a dupla de executores; Luiz Pereira de Lima Neto, 19, vulgo "Jumento", também sem antecedentes, e um adolescente, de 16 anos, responsáveis por fornecer a motocicleta utilizada na ação criminosa.
Conforme a SSPDS, a Polícia apreendeu duas armas - um revólver calibre 38 e uma pistola calibre .40 -, munições, um colete balístico, nove aparelhos celulares, dois capacetes, boné, além de uma quantidade de cocaína e crack e a motocicleta utilizada no crime.
Crime ocorreu na hora do culto
Segundo o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) de Redenção, dois homens invadiram um culto religioso e anunciaram um assalto. Logo em seguida, eles dispararam três tiros contra o pastor, sem chance de reação. Henrique faleceu na hora.
Os dois homens envolvidos na ação foram facilmente identificados e os policiais chegaram a mais quatro pessoas que participaram do homocídio em operação durante a madrugada desta quinta (22). A suspeita inicial da Polícia é de que o crime tenha sido por execução, já que nenhum pertence do pastor foi levado após o anúncio do assalto.