Policiais militares acusados de estelionato e receptação de carro roubado são investigados pela CGD

Agentes de segurança se envolveram em ocorrências que diziam respeito a carros roubados, e um deles chegou a ser preso em flagrante trafegando em um veículo apontado como clonado

Escrito por Redação ,
fachada da CGD, em Fortaleza, órgão que investiga agentes de segurança do Ceará
Legenda: A CGD abriu procedimentos na seara administrativa para apurar a conduta dos policiais militares
Foto: Fabiane de Paula

Acusados de estelionato e receptação de veículo roubado, dois policiais militares (PMs) do Ceará se tornaram alvo pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 11 de abril. Os agentes são o 2º sargento Marlen Rodrigues de Oliveira e o soldado Pedro Lázaro Gomes Pereira, investigados em inquérito da Delegacia de Assuntos Internos (DAI). A reportagem não conseguiu localizar as defesas dos policiais.

Contra o sargento Marlen, foi aberto um Conselho de Disciplina. Segundo as apurações, ele foi "coautor" em um crime de estelionato, pois teria ajudado a ocultar um veículo que havia sido dado como roubado, no bairro Passaré, em Fortaleza. 

O Conselho de Disciplina (CD) é feito contra os praças que tenham dez anos de serviço ou mais. 

Marlen foi indicado pela DAI por fraude para recedimento de valor de seguro e comunicação falsa de crime. Conforme a Controladoria, a conduta PM tem indício de infração disciplinar e pode ter violado deveres éticos da profissão. 

Veja também

PM preso em carro roubado 

Contra o soldado Pedro Lázaro, a CGD instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar se ele praticou receptação. A modalidade é cabível a praças que possuam menos de dez anos de serviço.

Além da seara disciplinar, ele responderá criminalmente, pois foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em fevereiro deste ano por receptação qualificada e adulteração de sinal identificado de veículo 

O PM foi preso em flagrante em 21 de setembro de 2023 após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por trafegar em veículo com suspeita de ser clonado. O fato foi constatado pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Lázaro foi abordado na Avenida Oliveira Paiva e se identificou como PM, e uma vistoria constatou que a numeração do chassi do carro estava suprimida e recortada, e ainda que a numeração do motor era pertencente a outro veículo, roubado em Salvador, Bahia. 

Foi verificado ainda que o veículo, um modelo Hyundai Creta, deveria ter câmbio manual, segundo consulta da placa, mas, na verdade, possuía o modelo automático. 

Aos policiais, ele disse ter comprado o carro de uma pessoa que o adquiriu em um leilão na cidade de Feira de Santana, no interior baiano. Oitivas de testemunhas, segundo do MPCE, apontam contradição e indicam que o PM sabia das adulterações. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados