PM autor do disparo que matou adolescente em Fortaleza é afastado

O agente afastado do policiamento ostensivo é um soldado. Os demais militares envolvidos no caso seguem nas suas funções

Escrito por Emanoela Campelo de Melo , emanoela.campelo@svm.com.br
estudante morto mondubim
Legenda: Paulo Vitor Oliveira foi atingido enquanto estava na companhia de amigos.
Foto: Reprodução

Um dos policiais militares envolvido na trágica ocorrência que resultou na morte do Paulo Vitor Oliveira, de 16 anos, foi afastado do policiamento ostensivo. A reportagem do Diário do Nordeste apurou que o PM em questão é um soldado. A informação é que ele foi o autor do disparo de arma de fogo que atingiu o estudante, no bairro Mondubim, nesse domingo (24).

Desde esta quarta-feira (27), o soldado foi realocado em função administrativa, dentro da Corporação. Os demais agentes que participaram da intervenção policial seguem no policiamento ostensivo. A conduta dos envolvidos é apurada por meio de um Inquérito Policial Militar.

Paulo Vitor havia saído de casa a pedido da mãe dele, para comprar uma pasta de dente. O menino não respondia a atos infracionais. A família do estudante pede Justiça para o caso e alega que "A Polícia matou um inocente".

AÇÃO FOI FILMADA

Um vídeo de uma câmera da região, obtido pelo Diário do Nordeste, mostra a ocorrência. A chegada de uma viatura da Polícia Militar provoca correria. Policiais cercam jovens que estão em uma via, e Paulo Vitor é baleado e cai. O adolescente é retirado do local pelos policiais na viatura, enquanto a comunidade entra em desespero.

VEJA VÍDEO

O vídeo mostra que a chegada de uma viatura da Polícia Militar provoca correria. Policiais cercam jovens que estão em uma via, e Paulo Vitor é baleado e cai. O adolescente é retirado do local pelos policiais na viatura, enquanto a comunidade entra em desespero

O secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, disse à reportagem que as armas utilizadas pelos agentes devem ser recolhidas e passar por perícia, o que auxiliará na investigação.

paulo vitor morte intervencao
Legenda: Família e amigos protestam pedindo Justiça para o caso
Foto: Arquivo pessoal

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) instaurou procedimento disciplinar para apuração na seara administrativa. O procedimento está em fase de instrução.

VERSÕES DO FATO

Questionada sobre a abordagem policial, a PMCE afirmou, em nota, que "apreendeu um revólver calibre .38 com seis munições deflagradas depois de uma ação preventiva e ostensiva com intervenção policial na Rua Tancredo Neves, no bairro Mondubim, em Fortaleza. A ocorrência foi na noite desse domingo (24), após denúncia de que suspeitos armados estariam traficando drogas na região".

Conforme relatório policial, as equipes da 2ª Companhia do 21º Batalhão Policial Militar iniciaram diligências para checar a denúncia, quando foram surpreendidas com disparos de arma de fogo. Diante disso, os militares revidaram, em legítima defesa, segundo relato dos agentes que atenderam a ocorrência. Um adolescente de 16 anos, ferido durante a ocorrência, foi prontamente socorrido a uma unidade hospitalar, onde posteriormente foi a óbito."
PMCE

Ainda segundo a Corporação, "a arma de fogo foi apresentada na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), assim como os policiais envolvidos na ocorrência, para que fossem tomados os procedimentos cabíveis". No entanto, a nota da PM não deixa claro se a arma estava com o adolescente baleado. 

Um parente de Paulo Vitor contesta a versão da PMCE. "Eles estão forjando isso. Ele não estava armado, não tinha arma. O único disparo foi o do policial. Ele não tinha envolvimento com drogas, com nada disso. Nós não vamos nos calar", sustenta o familiar.

 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados