PF deflagra operação contra exploração sexual no Cumbuco e Icaraí

Operação busca reprimir tráfico de pessoas para prática de prostituição no município de Caucaia

Escrito por Redação ,

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada deste sábado (5), a Operação Oriente, que visa a coibir o tráfico de pessoas para prostituição na cidade de Caucaia.

Composta por 30 policiais, a operação realizou buscas em três estabelecimentos comerciais nas praias de Icaraí e Cumbuco, através de denúncias.

Até o momento, quatro pessoas foram presas em flagrante - um casal formado por uma mulher brasileira e homem sul-coreano que administrava a casa, o gerente do estabelecimento e um cliente - e responderão pelos crimes de tráfico interno de pessoas, rufianismo (crime que consiste em tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou sustentar-se da atividade de outros) e resistência. 

No entanto, três dos quatro detidos foram liberados mediante pagamento de fiança e assinatura de termo de compromisso de comparecimento. A dona do estabelecimento permanece detida pois, além de, como os demais, ser acusada de rufianismo, que cabe fiança, é denunciada por tráfico de pessoas.

De acordo com a delegada Juliana Pacheco, da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal no Ceará, e que está à frente da Operação Oriente, mais de 30 mulheres, com faixa de idade entre 20 e 30 anos, foram encontradas em um dos estabelecimentos no Cumbuco. A maioria delas é oriunda de Manaus e algumas são cearenses. Todas moram na localidade e, após prestarem depoimento, foram liberadas.

Segundo as investigações, que duram mais de um ano, as casas de prostituição tinham por finalidade atender a clientes sul-coreanos, em uma região que é conhecida pela grande quantidade de estrangeiros que trabalham nas obras da Companhia Siderúrgica do Pecém.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.