Oficial da PM suspeito de utilizar aeronave da Ciopaer para acenar para namorada é absolvido na CGD

Investigação também não provou que o militar arremessou pétalas de rosas do helicóptero. Pelo contrário, o PM conseguiu provar que realizou a Ordem de Serviço daquele dia

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br

Um oficial da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi absolvido em uma investigação administrativa da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) por suspeita de utilizar uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) para acenar para a então namorada, também policial militar.

A decisão foi publicada pela CGD no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (5). Segundo o documento, a investigação concluiu que não há provas suficientes para condenar o policial militar por uma irregularidade.

O conjunto probatório angariado ao longo da instrução é insuficiente para confirmar a hipótese transgressiva deduzida na portaria inaugural, isto é, as provas coligidas ao caderno processual não são aptas a autorizar a conclusão de que o sindicado tenha feito uso irregular de um bem público, impondo-se, portanto, a absolvição por falta de prova."
CGD
No Diário Oficial do Estado

A suspeita de que o militar utilizou a aeronave da Ciopaer para interesses particulares surgiu após a então namorada publicar um vídeo na rede social Instagram, no dia 20 de abril deste ano. A mulher dizia que era o companheiro que estava no comando do helicóptero, demonstrava estar emocionada e escreveu "bom dia desses". Com a repercussão negativa na própria tropa policial, ela apagou a imagem.

Dois dias depois, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que o oficial da PMCE foi afastado da Ciopaer e que uma investigação foi aberta para apurar o caso. Mas, agora, ele está reintegrado à Corporação.

Veja também

Policial cumpriu Ordem de Serviço

A publicação da Controladoria Geral de Disciplina no DOE cita também que relatos nas redes sociais davam conta que, além de sobrevoar a casa da namorada, o policial militar teria jogado pétalas de rosas do helicóptero. Mas, segundo a CGD, "não circularam vídeos dessa suposta ação".

O PM conseguiu provar, na investigação, que realizou, naquele dia do voo filmado, a Ordem de Serviço programada, que era patrulhar os Municípios de Maracanaú e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, a aeronave sobrevoou um mercadinho onde um policial militar foi assaltado poucos dias antes e presídios estaduais.

O militar revelou ainda que a publicação resultou no término do relacionamento com a também policial. Ao ser interrogada na CGD, a mulher afirmou que não tinha certeza e que apenas supôs que era o então namorado quem pilotava a aeronave.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados