Líder de facção preso estava ligado a políticos e ampliava domínio no Maciço de Baturité

Relatórios policiais apontam o vínculo do chefe do Comando Vermelho no Maciço de Baturité com políticos, inclusive juntos em fotografias nas redes sociais e invasão da quadrilha a municípios da região, nos últimos meses

Escrito por Redação ,
Legenda: Rafael Fininho é ex-fuzileiro naval, estudante de Direito e um velho conhecido da Polícia Civil do Ceará

O ex-fuzileiro naval Bruno Rafael Nascimento Leandro, o 'Rafael Fininho' de 30 anos, seria o líder da organização criminosa Comando Vermelho (CV) no Maciço de Baturité, teria ligação com políticos e estaria ampliando o domínio da facção na Região. É isso o que aponta a investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), que resultou na prisão do homem, em Redenção, no último domingo (15), por suspeita de crime eleitoral e de integrar organização criminosa.

'Rafael Fininho' já era investigado há meses pela Draco. Relatórios feitos pela equipe da Especializada traçam o envolvimento estreito do suspeito com políticos. As fotografias de Rafael nas redes sociais entregam o elo.

Enquanto, por um lado, 'Rafael Fininho' se envolve com a política, por outro ele lidera uma facção e expande o domínio da mesma, segundo a investigação. A Draco colheu informações e fotografias de que o braço do CV comandado pelo ex-fuzileiro naval, com homens fortemente armados e encapuzados, invadiu territórios rivais nos municípios de Baturité e Guaiuba para tomar o controle, nos últimos meses. O chefe, inclusive, estaria na linha de frente da investida criminosa.

Ao receber informações, na semana passada, de que Rafael estava também à frente da compra de votos para candidatos aos cargos de vereadores nas Eleições 2020 (supostamente para os Municípios de Redenção e Acarape), a Especializada enviou equipe para investigar a denúncia.

O delegado adjunto Kléver Faria conta que 'Rafael Fininho' estaria ameaçando eleitores a votarem em um certo candidato. Os policiais civis localizaram o veículo utilizado pelo alvo, um Toyota Corolla, e o monitoraram. Segundo o investigador, o automóvel passou em várias regiões, principalmente na periferia de Acarape e de Redenção, momentos em que os ocupantes do carro conversavam com populares sem descer. Ao realizarem a abordagem, os agentes encontraram R$ 2,6 mil em espécie e prenderam tanto Rafael quanto o comparsa Francisco Jorge Souza de Farias.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, afirma que "dos males que o crime organizado pode causar à sociedade, um dos piores deles é justamente a tentativa de ingerência no processo eleitoral. Tudo isso será investigado a fundo, no decorrer do Inquérito conduzido pela Draco".

Os dois suspeitos, em depoimento prestado à Polícia, se negaram a comentar sobre a suposta compra de votos e desmentiram integrar organização criminosa, apesar de que 'Rafael Fininho' confirma que já foi ligado ao Comando Vermelho e alega que "entregou a camisa" (da facção) ainda em 2018. A defesa da dupla pediu a nulidade do flagrante com liberdade provisória ou aplicação de medida cautelar, mas a Vara Única da Comarca de Redenção converteu a prisões em flagrante em prisões preventivas, na última segunda-feira (16).

Formação

Bruno Rafael Leandro é ex-militar, estudante de Direito (9º semestre) e um velho conhecido da Polícia Civil do Ceará e de outros estados do Nordeste. Foi preso tanto em 2017 como em 2013 por roubo a banco no Estado. E detido em Pernambuco pela Polícia Federal (PF), por tráfico de drogas.

"Ele é ex-fuzileiro naval, tem treinamento militar. Durante muito tempo, utilizou esse treinamento para prática de homicídio e ataque a banco, em que tinha grande atuação", lembra Caron.

"Esse alvo representa uma importante prisão para a Polícia Civil do Ceará. Ele tem uma formação militar, que é importante. Foram repassadas a ele técnicas operacionais de combate, de guerra, então ele sempre estava no nosso holofote. Nossa preocupação é com as vinculações. Como acadêmico de Direito, imagine o potencial criminoso que ele pode ter ao colar grau e atuar como advogado", completa o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso.

O delegado titular da Draco, Harley Filho, sublinha que Rafael tem influência em todos os municípios do Maciço de Baturité, que já registraram três homicídios após a prisão do líder do CV na região. A Polícia investiga a possibilidade de se tratar de uma retaliação à detenção.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados