Justiça decreta prisão preventiva de vereador e outros suspeitos de homicídio em Quixadá

Juiz negou um pedido da defesa do político para que ele fosse transferido para um presídio voltado para criminosos de menor potencial ofensivo e para perfis específicos

Escrito por Redação ,
Homicídio em Quixadá foi filmada por câmeras de estabelecimento comercial
Legenda: Homicídio em Quixadá foi filmada por câmeras de estabelecimento comercial
Foto: Reprodução

A Justiça Estadual converteu a prisão em flagrante de três suspeitos de cometer um homicídio, em Quixadá, no Interior do Ceará, na última segunda-feira (29), em prisão preventiva. Entre eles, está o vereador por Choró, Manoel Carneiro de Figueiredo Neto, conhecido como 'Neto Carneiro', suspeito de ordenar o crime.

A decisão proferida pelo 3º Núcleo Regional de Custódia e de Inquérito (Quixadá), na última terça (30), também converteu as prisões de Carlos Henrique da Silva Flor e Felipe de Lima Nascimento.

O juiz Francisco Eduardo Girão Braga considerou "a gravidade das condutas empregadas pelos flagranteados, que de forma organizada, aparentemente promovem intensa atividade criminosa, ceifando vidas de seus semelhantes. Assim, considerando a necessidade de resguardar ordem pública e aplicação da lei penal, restam preenchidos os requisitos processuais para fins de decretação da prisão preventiva".

Além de converter a prisão, a Justiça negou um pedido da defesa de 'Neto Carneiro' para que ele fosse transferido para a Unidade Prisional Irmã Imelda (considerado um presídio voltado para criminosos de menor potencial ofensivo e para perfis específicos, como gays, idosos e acusados de violência doméstica), devido a sua função parlamentar.

Veja também

A defesa do político alegou ainda que o político vinha sofrendo ameaças e que teme por sua vida, motivo pelo qual andava de escolta de segurança e colete balístico. Mas o magistrado concluiu que a distribuição dos presos é responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) e que o suspeito foi preso sem escolta e sem colete.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) se posicionou pela decretação da prisão preventiva do trio e pediu que a prisão do vereador fosse comunicada à Câmara Municipal de Choró, o que foi deferido. Já as defesas dos suspeitos pediram pela restituição da liberdade, com aplicação de medidas cautelares, mas não foram atendidas.

Linhas de investigação do homicídio

A primeira linha de investigação sobre o assassinato de um homem, em Quixadá, no Interior do Ceará, na manhã da última segunda-feira (29), é que o crime foi ordenado pelo vereador por Choró, Manoel Carneiro de Figueiredo Neto, conhecido como 'Neto Carneiro', por vingança ao assassinato do seu irmão. Mas a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) investiga outras possibilidades, como a disputa entre facções criminosas e a versão do político de que foi raptado.

'Neto Carneiro', de 39 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), junto de Carlos Henrique da Silva Flor, 30, e Francisco Felipe de Lima Nascimento, 21. Um adolescente de 17 anos foi apreendido. O grupo estava na posse de duas armas de fogo, carregadores e 23 munições.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, um dos suspeitos capturados afirmou que foi contratado pelo vereador para matar Danilo André Vieira, conhecido como 'Danilo Ventão', em vingança ao assassinato de Edimar Carneiro, irmão do político. Edimar teria sido morto em agosto do ano passado.

Outro suspeito afirmou que o crime foi motivado pela disputa entre facções criminosas pelo domínio do tráfico de drogas em Quixadá. Francisco Felipe e o adolescente afirmaram à Polícia Civil que são integrantes de uma facção carioca, enquanto a vítima seria ligada a uma organização criminosa de origem cearense. Felipe afirmou que o seu tio, Marcelo Pereira Martins, também foi executado a mando de 'Danilo Ventão', em maio de 2023.

Manoel Carneiro de Figueiredo Neto nega participação no crime. Em depoimento à Polícia Civil, o vereador sustenta que a versão de que ia visitar uma fazenda, com o tratador de cavalos, Carlos Henrique da Silva Flor, quando foi abordado por dois homens armados, na manhã da última segunda (29).

Segundo o político, a dupla armada entrou em seu veículo e ordenou que ele dirigisse até um posto de combustíveis. Ao chegar lá, os homens saíram do automóvel para matar Danilo André Vieira, mas Manoel conta que não ouviu os disparos.

A dupla voltou ao veículo e 'Neto Carneiro' voltou a dirigir. O vereador conta que ainda tentou pedir socorro para uma equipe da Polícia Militar, que não viu o seu sinal. Logo depois, o carro em que estavam os quatro homens foi abordado, e eles acabaram presos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados