Facção teria recebido dinheiro para apoiar político

A Draco, da Polícia Civil, investiga o repasse de recursos de um candidato a vereador por Maranguape para dois líderes de uma facção criminosa, suspeitos de homicídios

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
dinheiro
Legenda: Em poder dos chefes da facção criminosa presos, os policiais apreenderam drogas e duas armas de fogo

Líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) teriam recebido dinheiro para apoiar um candidato a vereador por Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O caso é investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

A informação consta no Inquérito Policial que trata da prisão de um dos líderes do CV em Maranguape e até então um dos homens mais procurados pela Polícia no Ceará, Lindemberg Vieira Viana, o 'Detento', capturado em Itaitinga, também na Grande Fortaleza, no último dia 13 de novembro (a dois dias das eleições municipais).

Além de 'Detento', outro chefe da facção, com cargo superior, também teria recebido recursos para apoiar a candidatura do político em regiões dominadas pelo CV. Trata-se de Francisco José dos Santos Freitas, o 'Zezinho da Horta', preso pela Draco no dia 29 de outubro deste ano). Os valores pagos não foram informados à Polícia Civil.

'Detento' e a companheira, Maria Thais Paiva Freitas, a 'Gueixa', também apontada como integrante da facção, foram presos em uma residência em Itaitinga, na posse de 27,3 kg de maconha, 3,5 kg de pó branco utilizado para misturar com drogas, uma pistola calibre Ponto 40, três carregadores de pistola, 45 munições de calibres variados, caderno com anotações do tráfico, quatro aparelhos celulares e uma balança de precisão. Foi apreendida ainda uma tornozeleira eletrônica quebrada pela mulher.

Na sequência da investigação, os policiais civis ainda localizaram um revólver calibre 38, em uma residência do suspeito, em Maranguape. Participaram da operação, além da Draco, o Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil e da Coordenadoria de Inteligência (Coint) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Facção

Devido ao envolvimento dos presos com uma facção criminosa, a 2ª Vara da Comarca de Itaitinga, da Justiça Estadual, transferiu o processo para a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, na última quinta-feira (19), após parecer da 2ª Promotoria de Justiça de Itaitinga, do Ministério Público do Ceará (MPCE), emitido no dia anterior.

'Detento' integrava a lista dos Mais Procurados da SSPDS, que chegou a oferecer R$ 2 mil de recompensa para quem fornecesse informações sobre o líder do Comando Vermelho. Ele já respondia a três homicídios ocorridos em Maranguape, sendo dois neste ano, que teriam sido cometidos após a sua ordem e que tiveram como vítimas Ana Vitória dos Santos Brito, em fevereiro, e Francisco Adailton da Silva Bernardo, em abril.

Desta vez, ele foi autuado, junto da companheira, pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas. 'Gueixa' tinha antecedente criminal por receptação.

A defesa de Lindermberg e Thais pediu à Justiça Estadual a liberdade provisória do casal, ao passo que alega que eles colaboraram com a Polícia e que a mulher é mãe de três crianças e afirma que "sendo os requerentes postos em liberdade, de nenhuma forma estará prejudicada a Ordem Pública, visto que os indiciados são pessoas de bem, ademais, não possuem nenhuma condenação com trânsito em julgado".

Já 'Zezinho da Horta' responde a 13 homicídios, três crimes de tráfico de drogas e mais três por associação criminosa. A prisão dele, no fim de outubro, se deu em razão da suspeita de ele ser o mandante das mortes do policial militar da Reserva Remunerada Juscelino Chaves e do empresário Daniel Cortez, em Maranguape, no dia 22 de outubro deste ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados