Dois brasileiros deportados dos EUA estavam na 'Lista Vermelha da Interpol' e foram presos ao chegar em Fortaleza
Os presos devem ser apresentados no sistema penitenciário estadual

Dois brasileiros com mandados de prisão foram presos em chegar em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (21). A dupla veio no voo com 94 deportados dos Estados Unidos da América (EUA). Segundo a Polícia Federal, eles integravam a 'Lista Vermelha da Interpol' e foram presos ao desembarcarem no território cearense.
"Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros, que havia a "Red Notice", da Interpol, que é um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos, previamente, os dados, e eles foram conduzidos até a nossa viatura, para cumprimento desse mandado de prisão", explicou o superintendente regional da Polícia Federal, José Antônio Simões de Oliveira Franco.
Conforme a PF, os mandados contra estes presos foram expedidos pela Justiça Federal do Paraná e Minas Gerais. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e os dois não saíram algemados.
"Eles estavam foragidos da Justiça brasileira e havia, como eu mencionei, uma Red Notice, que é uma difusão vermelha da Interpol, que é para o mundo inteiro procurar e prender onde estiver. Eles vão para o IML fazer os procedimentos legais de saúde e, em seguida, vão ser apresentados aqui no Sistema Penitenciário estadual. E aí fica a critério da Justiça de cada unidade que decretou o mandato de prisão"
Um tinha mandado de prisão em aberto por roubo e o outro por arregimentar brasileiros e levá-los a outros países.
FAB fará deslocamento até Minas Gerais
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi designado para fazer o deslocamento dos deportados de Fortaleza até Belo Horizonte. A previsão é que a aeronave decole de Fortaleza por volta de 12 horas, com estimativa de chegada na capital mineira às 15 horas.
Veja também
Este é o terceiro grupo de deportados brasileiros que retorna ao País desde o início da gestão de Donald Trump à frente da Casa Branca, sendo o segundo a chegar pela capital cearense.
No começo do mês, o governo federal escolheu Fortaleza como o destino de todos os voos com deportados brasileiros dos Estados Unidos a partir de então, e não mais Belo Horizonte, como vinha sendo feito.
A escolha pela capital cearense teve razões estratégicas e baseadas no Direito Internacional. Como os deportados são algemados, um aeroporto no litoral permite que os passageiros fiquem o menor tempo possível nessa condição em território nacional, o que é vedado pela legislação brasileira.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias
*Sob supervisão do editor Emerson Rodrigues