Ataques no Grande Pirambu foram motivados por briga de território entre facções, diz delegado
Uma granada, duas escopetas, um fuzil e um revólver calibre 38 foram apreendidos pela polícia. Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos pelos incêndios criminosos, em Fortaleza.
A motivação para os tiroteios, mortes e ataques na região do Grande Pirambu, que ocorrem desde a noite de quarta-feira (9) e se estenderam pela manhã desta quinta-feira (10), foi causada pelo conflito entre facções, conforme o delegado Elcimar Rabelo, do 1º Distrito Policial (Monte Castelo), em entrevista ao vivo para a Verdinha.
Segundo o delegado Rabelo, um dos responsáveis pelo tráfico de drogas na região foi assassinado e a partir daí houve um "racha" entre facções. Um dos integrantes teria rasgado a camisa de uma facção carioca e ido para uma facção cearense. Conforme apurado pelo Diário do Nordeste, o traficante morto era identificado pelo apelido de "B".
"Eles procuram as redes sociais para coordenar esses ataques. Vamos instaurar os respectivos inquéritos para serem apurados todas essas denúncias. Desde ontem (9), está havendo uma pressão muito grande da Polícia Militar e Civil, em cima da [Comunidade do] Carandiru", disse o delegado Rabelo.
Uma granada, duas escopetas, um fuzil e um revólver calibre .38 foram apreendidos pela polícia. "Como a granada é uma arma perigosa, passível de ser detonada a qualquer instante, a gente orienta que ela seja detonada por agentes".
Veja também
Ameaças para moradores
Conforme o delegado, há, sim, conhecimento da corporação sobre áudios e imagens de pessoas amedrontando a população. Contudo, segundo Rabelo, "algumas pessoas ficam aumentando a situação e os responsáveis serão punidos".
A nossa reportagem apurou que duas escolas públicas e uma privada na região estão fechadas. O entorno possui pelo menos duas escolas municipais, a Tertuliano Cambraia e a Hilberto Silva, ambas no Carlito Pamplona. A Secretaria Municipal de Educação (SME) acompanha a situação "devido ao contexto de segurança pública na região".
"Não resta dúvidas que todo e qualquer crime na nossa área serão apurados com o maior vigor. (Faremos) aquilo que for necessário para a população ficar tranquila. A polícia Civil e Militar estão ativas", pontuou.
Carros incendiados
Motoristas que trafegavam por vias nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu tiveram carros incendiados na manhã desta quinta-feira (10). Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participar da queima de um dos veículos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), três carros foram alvos de incêndios criminosos. O Corpo de Bombeiros debelou as chamas.
Também houve tiroteios na região, segundo relatos da população e vídeos obtidos pela reportagem. Um carro sofreu uma tentativa de incêndio na Rua João Nogueira, mas o fogo foi apagado.
As ocorrências foram registradas em, pelo menos, três avenidas: Francisco Sá, Dr. Theberge e Leste-Oeste. Na Francisco Sá, inclusive, uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foi fechada por motivos de segurança, segundo um aviso fixado na porta do estabelecimento.
Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), como a Força Tática e o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), estão na região em diligências. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa o local dos crimes para auxiliar os trabalhos policiais.
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, também se pronunciou sobre o assunto, e determinou "reforço imediato e uma operação rigorosa na área" para evitar outras ações de violência e prender os responsáveis. Ele ainda acrescentou que cerca de 170 policiais, sendo militares e civis, estão atuando na região.