Ataques no Grande Pirambu: governador do Ceará determina reforço de policiamento

Motoristas que trafegavam por vias nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu tiveram carros incendiados na manhã desta quinta-feira (10)

Escrito por Emanoela Campelo de Melo , emanoela.campelo@svm.com.br
pmkid
Legenda: O policiamento foi reforçado desde a noite dessa quarta-feira (9)
Foto: Kid Júnior

O governador Elmano de Freitas (PT) informou nas redes sociais que 170 policiais, entre militares e civis, reforçam o policiamento na região do Grande Pirambu, onde acontecem ataques desde a noite dessa quarta-feira (9): "quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura".

Policiais militares de folga ou que estão alocados em outros pontos de Fortaleza estão sendo redirecionados ao epicentro dos crimes. A reportagem do Diário do Nordeste recebeu a informação por meio de um PM, que estava de folga, mas de sobreaviso, e foi convocado a reforçar o policiamento ostensivo na região onde acontecem os ataques.

Veja também

Outro agente que já estava em serviço confirmou à reportagem que ainda na noite dessa quarta-feira (9), recebeu ordens do oficial de plantão que parte do contingente fosse ao Pirambu, para tentar conter os crimes.

"Conversei com o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, e determinei reforço imediato e uma operação rigorosa na área, para que seja efetuada a prisão dos responsáveis pelos atos"
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

A Polícia Militar do Ceará afirma que a "questão de remanejamento de efetivo é natural e ordinário dentro da PMCE". Já sobre os policiais de folga, a Corporação explica que o que pode acontecer é serem chamados militares que antecipadamente tinham se colocado à disposição para um serviço extra-remunerado, no dia da folga.

INCÊNDIOS

Motoristas que trafegavam por vias nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu tiveram carros incendiados na manhã desta quinta-feira (10). Até o momento, dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participar da queima de um dos veículos. 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), três carros foram alvos de incêndio criminosos. O Corpo de Bombeiros debelou as chamas. 

Também houve tiroteios na região, segundo relatos da população. Um carro sofreu uma tentativa de incêndio na rua João Nogueira, mas o fogo foi apagado. 

carro que sofreu tentativa incêndio e foi alvejado por tiros na rua João Nogueira
Legenda: Um carro sofreu tentativa incêndio e foi alvejado por tiros na rua João Nogueira
Foto: Kid Júnior

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa o local dos crimes para auxiliar os trabalhos policiais.

As ocorrências foram registradas em pelo menos três avenidas: Francisco Sá, Dr. Theberge e Leste-Oeste. Na Francisco Sá, inclusive, uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foi fechada por motivos de segurança, segundo um aviso fixado na porta do estabelecimento. 

Agência da Caixa com aviso de que encerrou o expediente bancário
Legenda: Aviso na porta da agência avisou que expediente encerrou por motivos de segurança
Foto: Isaac Macêdo

O entorno possui pelo menos duas escolas municipais, a Tertuliano Cambraia e a Hilberto Silva, ambas no Carlito Pamplona. A Secretaria Municipal de Educação (SME) acompanha a situação "devido ao contexto de segurança pública na região". 

"As unidades estão recebendo reforço da Guarda Municipal de Fortaleza, que realiza trabalho diário nas unidades de ensino da Capital. Também está sendo oferecido à comunidade escolar o suporte do Serviço de Psicologia Escolar", diz nota. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados