Um soldado da Polícia Militar do Ceará, identificado como Wandson Luiz da Silva, foi preso, na madrugada de ontem, no município de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Conforme a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), o PM estava na posse de diversos objetos irregulares, como armas sem registros, um veículo apreendido e uma farda dos Correios.
De acordo com as Relações Públicas da PM, por volta de 0h30, moradores do bairro Alto São João acionaram a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência de som alto em um veículo. Uma equipe policial se deslocou até o local e identificou que o suspeito era um PM.
Ao ser abordado, o soldado, que dirigia um veículo modelo Toyota Hilux, de cor prata, com restrição de busca e apreensão judicial, se recusou a desligar o som e desacatou a composição policial. Depois, o PM ainda se negou a realizar o teste etílico.
Com Wandson, a Polícia encontrou e apreendeu uma espingarda calibre 12, duas pistolas - calibres 380 e Ponto 40 -, uma farda dos Correios, duas balaclavas, dois celulares, dois carregadores, munições e uma corda tipo rapel. O policial justificou que uma das armas era sua e as outras, de amigos.
O policial militar foi conduzido à Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da CGD, onde foi instaurado inquérito. De acordo com o órgão, o soldado irá responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e embriaguez ao volante. Ele se encontra preso no 5º Batalhão de Policiamento Militar, no Centro de Fortaleza.
O soldado Wandson Luiz é lotado no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), há um mês. Antes, o policial pertencia ao Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom).
"Quando ele foi preso, estava de folga e à paisana. A gente faz acompanhamento do nosso efetivo, mas devido ao pouco tempo dele aqui, não aprofundamos. Ele é da Corporação há quatro anos. Chegou no BPTur devido a um remanejamento de rotina", explicou o comandante do batalhão especial, tenente-coronel Clairton Abreu.
Ocorrências
A prisão do soldado Wandson Luiz representa a segunda captura de policiais, neste mês de agosto. Somente neste ano, a Controladoria Geral de Disciplina instaurou, pelo menos, 127 inquéritos contra policiais.
No dia 1º deste mês, quatro sargentos da Polícia Militar foram detidos em uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Ceará (MPCE), com a CGD. Os PMs Auricélio da Silva Araripe, Glaydson Eduardo Saraiva, Jeovane Moreira Araújo e Rilmar Marques dos Santos são investigados, por extorquir traficantes, no exercício de suas funções. Áudios sobre as ações criminosas corroboraram para a investigação.