Após três dias, Bombeiros controlam incêndio que consumiu 10 hectares de vegetação em Santa Quitéria

Os trabalhos contaram com ajuda de duas aeronaves da Ciopaer. As aeronaves usaram aproximadamente 100 mil litros de água no combate ao incêndio. Foram destruídos mais de 10 hectares de vegetação

Escrito por Redação ,
Legenda: Foram destruídos mais de 10 hectares de vegetação
Foto: Corpo de Bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros controlaram, após três dias, nesta terça-feira (11), um incêndio em vegetação na Fazenda Ipueiras, na área rural da cidade de Santa Quitéria, a 222 km de Fortaleza. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram queimados 10 hectares (ha) de vegetação e o combate foi feito por 20 homens, além de moradores da região e duas aeronaves da Ciopaer. Os militares vão continuar monitorando o local, mas não há risco de novos focos. Não houve registro de feridos.

> Incêndios em vegetação nos primeiros 10 dias de agosto já superam todo mês de julho, no Ceará

> Julho tem maior número de focos de incêndio desde 2016

> Incêndios atingem vegetação em Santa Quitéria e Ipueiras

O tenente-coronel Souza Júnior, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, afirmou ainda que, as chamas foram controladas por volta das 16 horas. Segundo Souza, foram utilizados aproximadamente 100 mil litros de água no combate ao incêndio. A água foi retirada do Açude Bazil.  

“Por volta das 16 horas não tinha mais nenhum foco. Para o total êxito da operação, foi necessário a utilização da aeronave Fênix 8 e Fênix 9, da Ciopaer, fora os bombeiros do quartel dos municípios de Crateús e de Canindé totalizando um efetivo de 20 bombeiros e também com ajuda dos agricultores da região. A aeronave utilizou aproximadamente 100 mil litros de água no combate ao incêndio”, disse.

Primeiros focos de incêndio

Os primeiros focos de incêndio na vegatação começou no fim da tarde da última sexta-feira (7), no quilômetro 10 da CE-176, sentido Sobral. Os trabalhos para controlar o fogo retomaram na manhã de  segunda-feira (10), mas as condições como vento forte, alta temperatura e baixa umidade ajudaram para o surgimento de novos focos de incêndio. 

Testemunhas disseram que a situação na área é preocupante, pois o fogo se aproxima de casas e alguns animais que são criados soltos em pastos da região.

Legenda: O primeiro foco de incêndio na área surgiu no fim da tarde da última sexta-feira (7). Foram três dias de trabalhos
Foto: Corpo de Bombeiros

Fogo em Iguatu e Ipueiras

Outros dois municípios do Ceará registraram incêndios em vegetação no último fim de semana. Os registros aconteceram em Iguatu, na Região Centro-Sul e em Ipueiras, na Região da Ibiapaba. Em Iguatu o fogo atingiu uma área de  cerca de 80 hectares neste domingo (9), no Distrito de Alencar. O tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, do 4º Batalhão, disse que o incêndio foi o maior registro dos últimos dias. Os bombeiros debelaram as chamas com a ajuda dos moradores.

“Segundo os moradores, há duas possíveis causas. Alguns dizem que uma senhora ateou fogo no lixo da própria casa e perdeu o controle. Outros já afirmam que foi em razão de um curto-circuito em um dos fios próximo à plantação”, afirmou.

Já em Ipueiras, a ocorrência de incêndio também atingiu áreas de vegetação. O fogo começou em uma localização conhecida como Morro da antena, no bairro São José, entre a noite deste sábado (8) e a madrugada deste domingo (9).

Legenda: Fogo na vegetação em Santa Quitéria
Foto: Corpo de Bombeiros

Emergência ambiental

Ceará decretou no último dia 27 de julho estado de emergência ambiental para reforço no combate aos incêndios florestais e queimadas, mais frequentes no segundo semestre do ano. A medida vale para os meses de julho a janeiro de 2021. Foi a primeira vez na história que isso acontece para combate aos incêndios florestais, já que, normalmente, a medida é adotada em outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. 

Assuntos Relacionados