O decreto de isolamento social rígido em Santa Quitéria, na Região do Norte, que valeria até esta quinta-feira (4) foi prorrogado por mais quatro dias. Dessa forma, o município seguirá em lockdown até o próximo dia 8 de março.
Diferente do documento anterior, no entanto, a prefeitura abriu uma exceção: as indústrias voltam a funcionar com 25% do número de empregados por turno e seguindo as medidas sanitárias.
Os demais segmentos só estão autorizados a funcionar se forem considerados essenciais.
Serviços que não poderão funcionar durante o lockdown
- Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do gênero alimentício
- Templos, igrejas e outras instituições religiosas
- Museus, cinemas, e outros equipamentos culturais públicos e privados
- Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares
- Lojas e comércio
- Galeria/centro comercial com exceção de farmácias e locais que prestem serviço de saúde
Também ficam interrompidos
- Visitas a lagoas, rios, piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam aglomeração de pessoas
- Operação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por vans ou micro-ônibus, regular ou complementar.
- Atividades não afetadas pela medida
- Órgãos de imprensa e telecomunicação em geral;
- Call center;
- Estabelecimentos médicos, odontológicos e clínicas veterinárias
- Laboratórios de análises clínicas
- Distribuidores de água, gás, energia elétrica, provedores de internet, segurança privada
- Postos de combustíveis
- Bancos e lotéricas
- Padarias
- Lavanderias
- Supermercados/Congêneres
Segundo a Prefeitura de Santa Quitéria, a continuidade da estratégia de contenção da Covid-19 foi definida após reunião do comitê local que avalia o cenário epidemiológico. Atualmente, o IntegraSUS aponta que o município tem 2.644 casos de Covid-19 e 26 mortes após por causa da doença.
Outras cidades em lockdown
O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta quarta-feira (3), novo lockdown em Fortaleza a partir desta sexta-feira (5) até o dia 18 de março. Os municípios de Palhano, Pentecoste, Meruoca, Mombaça também decretaram a medida.
Anunciada em transmissão ao vivo ao lado do prefeito José Sarto (PDT) e do secretário de saúde, Dr. Cabeto, o lockdown foi proposto após recorde no número de mortes em todo o País e aumento de casos e óbitos no Estado.
O gestor estadual também recomendou que prefeitos de municípios cearenses com risco alto ou altíssimo de transmissão da Covid-19 adotassem maior rigidez no isolamento social.