Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Qual o desempenho de André Fernandes na segunda pesquisa Quaest Fortaleza

A segunda rodada do levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, ouviu 900 eleitores de Fortaleza entre os dias 8 e 10 de setembro

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
André Fernandes
Legenda: Veja o desempenho de André Fernandes na nova rodada da pesquisa Quaest
Foto: Davi Rocha

A segunda pesquisa Quaest para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, divulgada na quarta-feira (11), mostra que o candidato André Fernandes (PL), numericamente, tem o melhor desempenho entre o eleitorado masculino, pessoas com idade entre 16 e 34 anos e com formação até o Ensino Superior incompleto ou mais. O candidato também encontra maior apoio entre pessoas com renda de mais de sete salários mínimos e evangélicos.  

Ao todo, André tem 21% das intenções de voto na Capital. Ele está tecnicamente empatado com Capitão Wagner (União), que tem 24%; Evandro Leitão (PT), 21%; e José Sarto (PDT), 18%. O postulante do PL, no entanto, teve oscilações positivas (dentro da margem de erro) ou crescimentos (variações além da margem de erro) em praticamente todas as estratificações. 

Veja também

Na modalidade Estimulada, considerada para essa segmentação, os nomes dos candidatos são apresentados à pessoa entrevistada ao lado da identificação de qual partido são filiados.  

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 pessoas, entre os dias 8 e 10 de setembro, com eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos. 

A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada pelo instituto Quaest e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE-05405/2024. Os 900 eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense. 

No caso das estratificações, as margens de erro têm variações específicas. 

SEXO  

Considerando o sexo dos entrevistados, André Fernandes tem, numericamente, o melhor desempenho entre o eleitorado masculino. Das 900 pessoas entrevistadas pelos pesquisadores, 28% de homens e 15% das mulheres declaram a intenção de votar nele. 

  • Feminino: 15% (margem de erro: 4%) 
  • Masculino: 28% (margem de erro: 5%)  

Na primeira rodada da pesquisa, o político teve 8% de apoio do eleitorado feminino e 21% do masculino. 

FAIXA ETÁRIA 

Considerando a idade dos entrevistados, ele tem melhor desempenho entre pessoas com idade entre 16 e 34 anos, com 28%. Do total de entrevistados, 19% de pessoas com idade entre 35 e 59 anos dizem que têm a intenção de votar nele. Já a fatia do eleitorado com 60 anos ou mais que declara a intenção de votar no postulante é de 13%.  

  • 16 a 34 anos: 28% (margem de erro: 6%) 
  • 35 a 59 anos: 19% (margem de erro: 5%) 
  • 60 anos ou mais: 13% (margem de erro: 7%)  

Na primeira rodada da pesquisa, ele teve o mesmo desempenho entre pessoas de todas as faixas etárias, indo de 16 a mais de 60 anos. Do total de entrevistados, 14% de pessoas com idade entre 16 e 34 anos, entre 35 e 59 e, por fim, com 60 anos ou mais disseram ter a intenção de votar nele.    

ESCOLARIDADE  

Na estratificação de escolaridade, o postulante tem melhor desempenho entre pessoas que possuem Ensino Superior incompleto ou mais. 26% dos entrevistados desse grupo declaram intenção de votar nele. Do total de entrevistados, 23% de pessoas com Ensino Médio completo ou incompleto apontam a intenção de escolher André Fernandes nas urnas. Já a fatia do eleitorado com até o Ensino Fundamental que declara a intenção de votar no postulante é de 13%.  

  • Até o Ensino Fundamental: 13% (margem de erro: 6%) 
  • Ensino Médio completo ou incompleto: 23% (margem de erro: 5%) 
  • Ensino Superior incompleto ou mais: 26% (margem de erro: 6%)  

Na primeira rodada da pesquisa, o postulante teve melhor desempenho entre pessoas que possuem Ensino Superior incompleto ou mais. 19% dos entrevistados desse grupo declararam a intenção de votar nele. Do total de entrevistados, 7% de pessoas com formação até o Ensino Fundamental apontaram a intenção de escolher o candidato do PL nas urnas. Já a fatia do eleitorado com Ensino Médio completo ou incompleto que declarou a intenção de votar no postulante foi de 15%. 

RENDA DOMICILIAR  

Considerando a renda dos entrevistados, o candidato do PL tem melhor desempenho entre pessoas com renda de mais de sete salários mínimos. Do total de entrevistados, 26% de pessoas desse grupo dizem que têm a intenção de votar nele. A fatia do eleitorado com renda de até três salários mínimos que declara a intenção de votar no postulante é de 19%. Já 23% das pessoas com renda de três a sete salários mínimos declaram a possibilidade de votar em André Fernandes. 

  •  Até 3 salários mínimos: 19% (margem de erro: 4%) 
  • De 3 a 7 salários mínimos: 23% (margem de erro: 6%)  
  • Mais de 7 salários mínimos: 26% (margem de erro: 9%) 

Na primeira rodada da pesquisa, o candidato André Fernandes teve melhor desempenho entre pessoas com renda de mais de sete salários mínimos. Do total de entrevistados, 28% de pessoas desse grupo disseram ter a intenção de votar nele. A fatia do eleitorado com renda de até três salários mínimos que declarou a intenção de votar no postulante foi de 11%. Já 13% das pessoas com renda de três a sete salários mínimos declararam a possibilidade de votar no postulante. 

RELIGIÃO  

Na estratificação de religião, o postulante tem melhor desempenho entre evangélicos. 28% dos eleitores desse grupo declaram a intenção de votar nele. Dos 900 entrevistados, 15% de pessoas identificadas com a religião católica apontam a intenção de escolher André Fernandes nas urnas. Já a fatia do eleitorado de outras religiões ou que não tem religião e declara a intenção de votar no postulante é de 24%.  

  • Católica: 15% (margem de erro: 5%) 
  • Evangélica: 28% (margem de erro: 6%)  
  • Outras/ Não tem religião: 24% (margem de erro: 7%)  

Na primeira rodada da pesquisa, o postulante teve melhor desempenho entre evangélicos. 21% dos eleitores desse grupo e 13% de pessoas identificadas com a religião católica declararam a intenção de votar nele. Já a fatia do eleitorado de outras religiões ou que não tem religião e declararam a intenção de votar no postulante foi de 7%. 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados