Quaest Fortaleza 2º turno: André x Evandro, quem tem o eleitor com maior potencial de abstenção
A primeira rodada do levantamento no segundo turno, encomendado pela TV Verdes Mares, ouviu 900 eleitores de Fortaleza entre terça-feira (15) e esta quinta-feira (17)
A primeira pesquisa Quaest do segundo turno em Fortaleza, divulgada nessa sexta-feira (18), mostra o percentual de abstenção entre os eleitores de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), a pouco mais de uma semana de irem às urnas, no próximo dia 27 de outubro.
O levantamento levou em conta a intenção de voto para prefeito no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são citados. Entre os eleitores de André Fernandes e Evandro Leitão, o índice dos que com certeza vão votar atingiu o mesmo patamar de 45%. A margem de erro é de 3 pontos nesse recorte.
Veja também
O cenário muda em relação aos que dizem que não têm certeza se vão votar. Entre os entrevistados que declararam voto em André Fernandes, o percentual é de 25%. O índice chega a 31% nos que disseram apoiar Evandro Leitão. Nos dois casos, a margem de erro alcança 10 pontos percentuais.
No panorama, 90% dos entrevistados dizem que com certeza vão votar. O percentual dos que afirmaram que não têm certeza se vão votar atingiu a marca de 10%.
O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 900 pessoas. A pesquisa foi realizada entre terça-feira (15) e esta quinta-feira (17), com eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
1ª RODADA QUAEST FORTALEZA NO 2º TURNO — SE A ELEIÇÃO DE SEGUNDO TURNO PARA PREFEITO FOSSE HOJE, EM QUEM VOCÊ VOTARIA?
Com certeza vai votar (Margem de erro = 3 pp)
- André Fernandes (PL) - 45%
- Evandro Leitão (PT) - 45%
- Indecisos - 2%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 8%
Não tem certeza se vai votar (Margem de erro = 10 pp)
- André Fernandes (PL) - 25%
- Evandro Leitão (PT) - 31%
- Indecisos - 14%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 30%
A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada pelo instituto Quaest e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo CE- 01540/2024. Os 900 eleitores foram ouvidos de forma presencial em bairros da capital cearense.