Legislativo Judiciário Executivo

PGR pede ao STF abertura de inquérito para identificar autores intelectuais dos atos terroristas

Empresas responsáveis por redes sociais também devem indicar perfis de usuários reconhecidos como difusores de mensagens atentatórias à democracia

Escrito por Redação ,
Vidraça quebrada com a bandeira do Brasil ao fundo
Legenda: Invasões às sedes dos Três Poderes deixaram prédios públicos depredados.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para identificar os autores intelectuais dos atentados terroristas em Brasília no último domingo (8). 

O documento foi obtido com exclusividade pela TV Globo e demanda investigação sobre todos aqueles que atacaram as urnas eletrônicas, fizeram insuações sobre fraudes eleitorais, deslegitimaram quem venceu o pleito e menosprezaram o Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, a PGR deve investigar os que associaram o Congresso Nacional, de maneira "injusta e indiscriminada", à corrupção, uma vez que todas essas manifestações constituem crime, já que objetivavam derrubar os Poderes Constitucionais e abolir o Estado Democrático de Direito.

Outra demanda feita pela PGR ao Supremo foi a determinação de que as redes sociais Facebook, TikTok, Instagram e Twitter indiquem os perfis de usuários já reconhecidos como difusores massivos de mensagens atentatórias à democracia.

O pedido foi encaminhado à ministra Rosa Weber, presidente do STF. Caberá à magistrada a decisão de repassar ou não o processo a outro ministro do Supremo.

Veja também

O que são autores intelectuais?

Segundo o G1, com base no documento, "autores intelectuais" são descritos no texto como aqueles que propagaram teorias golpistas para promover a "mobilização da massa violenta" que invadiu a Praça dos Três Poderes.

Assuntos Relacionados