Legislativo Judiciário Executivo

MPCE pede exoneração de marido de secretária de Educação de Tabuleiro do Norte por suposto nepotismo

Procuradoria Geral do Município apura que medidas serão tomadas no caso

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Cidade fica localizada no Vale do Jaguaribe
Foto: Reprodução/Aprece

A exoneração do marido da secretária de Educação Básica de Tabuleiro do Norte, atual assessor da pasta, foi recomendada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) à Prefeitura do município, localizado no Vale do Jaguaribe e distante cerca de 220km de Fortaleza. A Prefeitura disse que recebeu a notícia com "estranheza" e avalia que medidas serão tomadas.

Na última quarta-feira (30), a Promotoria de Justiça de Tabuleiro do Norte enviou a recomendação alegando prática de nepotismo. Além do vínculo afetivo com a titular da pasta, Irinélia Olímpio de Souza, o servidor foi contratado pela gestão municipal para atuar como professor. 

"A realocação do marido da secretária para o atual cargo que ocupa caracteriza desvio de função, o que afronta os princípios da legalidade, moralidade administrativa e impessoalidade", defende o MPCE. 

O Ministério requer que o servidor retorne ao cargo de origem e que a Prefeitura de Tabuleiro do Norte envie, no prazo de cinco dias, resposta com as providências que serão adotadas. 

Veja também

"Servidores efetivos"

Em nota enviada ao Diário do Nordeste e assinada pelo procurador geral do Município, Tiago Costa, o Município de Tabuleiro do Norte informa que recebeu "com bastante estranheza" a recomendação do MPCE.

Conforme a gestão, tanto a Secretária de Educação como o marido "são servidores efetivos, aprovados por concurso público e com notória experiência profissional". 

"Por isso, o Município, embora receba com respeito o pleito Ministerial em um primeiro momento, avaliará junto à Procuradoria o acatamento ou não da referida recomendação", finaliza.

Assuntos Relacionados