Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Lula sanciona com vetos lei que reconhece barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural do Brasil

Projeto tem autoria do deputado cearense André Figueiredo (PDT)

Escrito por
(Atualizado às 11:37)
Lula sanciona com vetos lei que reconhece a Praia do Futuro, em Fortaleza, como patrimônio cultural do Brasil
Legenda: Lei reconhece o ponto turístico como fomentador da cultura cearense
Foto: José Leomar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei do deputado cearense André Figueiredo (PDT) que reconhece as barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, e as atividades desempenhadas como patrimônio cultural do Brasil. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

O chefe do Executivo, porém, vetou um trecho do projeto que destacava que o reconhecimento garantiria à gestão municipal a autorização para decidir sobre a manutenção das barracas já existentes no local. De acordo com a União, a medida é inconstitucional ao tirar da instituição o poder de "gerir e fiscalizar praia marítima, que constitui bem da União, de uso comum do povo". O documento alega que a decisão poderia trazer benefícios ao meio ambiente.

Assim, o projeto, agora reconhecido como a Lei Nº 15.092, garante que a Praia do Futuro seguirá gerida pela União em conjunto com o poder público. O texto ainda descreve o ponto turístico como "espaço de lazer, de convivência e de manifestação da cultura cearense, inclusive quanto à culinária típica e à organização de eventos culturais".

Veja também

Uma das motivações para a apresentação da proposta foi o impasse jurídico envolvendo as barracas da Praia do Futuro e a União. Há quase 20 anos, a União e o Ministério Público Federal (MPF) solicitaram a retirada de 153 empreendimentos na região. 

Em 2021, foram retiradas estruturas abandonadas. Contudo, seguem as negociações a respeito da ocupação da faixa de areia pelas barracas. Agora, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) — responsável pela administração de terrenos litorâneos pertencentes à União — quer reduzir o tamanho das edificações.

O projeto de lei foi aprovado no Senado em dezembro, onde, na ocasião, foi relatado pelo senador Cid Gomes (PDT).

>> Participe do canal do PontoPoder no Whatsapp para saber tudo sobre a política do Ceará e do Brasil

Assuntos Relacionados