Legislativo Judiciário Executivo

Foragido acusado de participar de atos golpistas do 8/1 é preso no Interior de SP

Arioldo Rodrigues Júnior foi encontrado e preso pela Polícia Militar na cidade de Americana

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:11)
Arioldo é um homem branco de bigode grisalho. Na foto, ele está de boné e camisa gola polo azul
Legenda: Arioldo Rodrigues Júnior já chegou a romper a tornozeleira eletrônica usada para monitorá-lo
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um dos foragidos da Justiça pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi preso em São Paulo na noite dessa quinta-feira (6). O empresário Arioldo Rodrigues Júnior, 63, foi encontrado em Americana, a 130 quilômetros da capital paulista.

Segundo a CNN Brasil, o homem chegou a ser preso após a depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, mas foi liberado provisoriamente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mediante uso de tornozeleira eletrônica.

Aroldo, contudo, rompeu o dispositivo de monitoramento e teve outro mandado de prisão expedido por Moraes, que também inseriu o nome do empresário no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O argumento do ministro para o pedido de prisão preventiva se baseia no fato de que o foragido desrespeita medidas cautelares "deliberadamente", "havendo indícios claros de evasão, em evidente risco à aplicação da lei penal".

Veja também

Atos de 8 de janeiro

No dia 8 de janeiro de 2023, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso Nacional, o plenário do STF e o Palácio do Planalto e depredaram o patrimônio público com o uso de pedras e pedaços de pau.

A maioria dos participantes do ato vestia camisas da seleção brasileira de futebol e portava bandeiras do Brasil.

Assuntos Relacionados