Legislativo Judiciário Executivo

Elpídio Nogueira pede nova licença na Câmara Municipal após exoneração na Prefeitura de Fortaleza

Pedetista está licenciado do mandato no Legislativo desde 2021, quando foi nomeado como secretário de Cultura

Escrito por Bruno Leite , bruno.leite@svm.com.br
Elpídio Nogueira
Legenda: Solicitação foi apresentada pelo vereador nesta quarta-feira (10).
Foto: Érika Fonseca / CMFor

Mesmo exonerado do cargo de secretário de Cultura do Município, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), que é irmão do prefeito José Sarto (PDT), não irá retornar para o seu mandato na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O parlamentar protocolou, nesta quarta-feira (10), um requerimento solicitando uma nova licença, o que deve fazer com que ele fique fora do Parlamento por mais 120 dias.

Conforme justificou o pedetista na solicitação apresentada, o licenciamento da função se dá por interesse particular. O novo prazo deve ser contado a partir da data de ingresso do pedido junto à Diretoria Legislativa da Casa.

Veja também

Nogueira é pré-candidato a vereador e foi um dos gestores do primeiro escalão do Executivo municipal exonerados dos seus cargos, em função do cumprimento da legislação eleitoral, que estipula um período de afastamento ou desincompatibilização para que agentes públicos concorram na eleição.

Elpídio estava no comando da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) desde o início do Governo Sarto, em 2021. Fora da máquina pública, quem assume a pasta é Roberto Viana Júnior (PDT), ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude do Ceará.

Conforme revelou o Diário do Nordeste, havia uma preocupação do Paço Municipal em não desfalcar a equipe de líderes governistas da Câmara Municipal com as movimentações necessárias para que aliados pudessem concorrer às eleições municipais. Com a nova licença, o suplente Didi Mangueira (PDT), que é vice-líder de Sarto, retorna à Casa.

Assuntos Relacionados