Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

PontoPoder terá programação especial em TV, rádio e web para cobertura das eleições

Programação inicia antes abertura dos locais de votação e segue até o resultado da apuração de votos do primeiro turno das eleições 2022

Escrito por Redação ,
verdinha aldeson matos
Legenda: Equipe de jornalistas estará a postos para noticiar a movimentação eleitoral do próximo domingo
Foto: Thiago Gadelha

O PontoPoder terá uma programação especial neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições 2022, para manter o eleitor informado durante todo o dia sobre como está a votação em todo o Ceará. A cobertura inicia às 7h30 da manhã na TV Diário, na Verdinha e no site do Diário do Nordeste

Repórteres do Sistema Verdes Mares já estarão nas ruas em todo Estado trazendo informações sobre o início da votação dos eleitores cearenses. Analistas e cientistas políticos comentam, durante toda a programação, em qual conjuntura estadual e nacional o pleito deste ano se insere e os possíveis impactos do processo eleitoral. 

Veja também

A partir das 16 horas, o supervisor de jornalismo e apresentador, Aldeson Matos, e o colunista de Política do Diário do Nordeste Inácio Aguiar assumem o PontoPoder para dar início ao acompanhamento da apuração das urnas eletrônicas - agendada para começar a partir das 17 horas.  

O PontoPoder irá trazer quem os cearenses irão eleger para os cargos de deputado estadual, deputado federal e senador. Além disso, também traz os resultados das eleições para a presidência da República e para o Governo do Ceará - únicos cargos em que é possível haver segundo turno nas eleições de 2022.

"A cobertura integrada do PontoPoder nas plataformas de rádio, internet e televisão permite que o eleitor, antes mesmo do início da votação até o final da apuração, acompanhe, de onde estiver, na plataforma que preferir, todas as informações sobre o dia de votação, que é um marco dentro do processo eleitoral".
Gustavo Bortolli
Diretor de Operações do Sistema Verdes Mares

Ele ressalta que a cobertura eleitoral terá os mesmos princípios que norteiam todo o jornalismo feito pelo Sistema Verdes Mares: isenção, isonomia, credibilidade e informação checada. "Para que, diante disso, o eleitor possa fazer as suas escolhas de maneira tranquila e de maneira consciente", completa. 

Cobertura em tempo real

Na internet, o site do Diário do Nordeste trará informações em tempo real sobre o 1º Turno das eleições de 2022, com repórteres nas ruas trazendo informações não apenas nos locais de votação como dos órgãos públicos responsáveis pela realização e fiscalização do pleito, como o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e da Polícia Federal (PF).

A partir das 7h30 - antes da votação ter início às 8 horas -, começa o primeiro PontoPoder Eleições, acompanhando a movimentação durante toda a manhã. Às 13h05, começa uma nova edição do programa, que continuará trazendo informações ao vivo sobre a votação no Estado. 

E a partir das 16 horas, Aldeson Matos e Inácio Aguiar iniciam a cobertura da apuração das eleições de 2022, também acompanhados de cientistas políticos e da equipe de reportagem nas ruas, nos comitês dos principais candidatos e na sede da Justiça Eleitoral para mostrar o resultado das urnas e os desdobramentos políticos das escolhas dos eleitores.

“A leitura individual que pode ser feita por um aplicativo da Justiça Eleitoral não vai dar o contexto para, de fato, entender o que está em jogo, não só na disputa ao Governo do Estado, mas nos demais cargos aqui no Ceará e na presidência da República, trazendo para o nosso contexto. Os analistas e comentaristas têm esse papel de entregar um pacote de informações que pode dar uma compreensão melhor sobre o cenário e aí as pessoas vão poder julgar, à sua maneira, o contexto dessa eleição de 2022”.
Inácio Aguiar
Colunista de Política do Diário do Nordeste

Aldeson Matos aponta ainda que a cobertura programada pelo SVM para o dia das eleições é uma "consolidação" do trabalho realizado durante toda a campanha eleitoral. 

"O dia da votação vai ser a consolidação das ruas durante todo o período eleitoral em que a gente levou informações que ajudaram o eleitor a escolher os seus candidatos, os seus representantes. Então, nesse ápice do dia da votação, a gente conclui esse ciclo com o resultado, de forma transparente, levando informação ágil, inédita, completa e de qualidade para o eleitor de casa".
Aldeson Matos
Supervisor de jornalismo e apresentador

Assuntos Relacionados