Legislativo Judiciário Executivo

Com fuzis e helicóptero em busca de Lázaro, parlamentares "justiceiros" expõem politização do caso

Para especialistas, esse tipo de comportamento traz riscos à política e à discussão do combate à violência no Brasil

Escrito por Letícia Lima , leticia.lima@svm.com.br
Legenda: À esquerda, deputada federal Magda Mofatto (PL-GO); à direita, vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (Pros) de colete branco
Foto: Divulgação

Com armas em punho e até helicóptero, parlamentares, inclusive do Ceará, têm saído à "caça" de Lázaro Barbosa, foragido há 18 dias, suspeito de cometer assassinatos em Goiás. As cenas de "justiceiros" protagonizadas por membros do Poder Legislativo abrem o debate sobre a politização do caso.

Para especialistas em Ciências Sociais e Segurança ouvidos pelo Diário do Nordeste, esse tipo de comportamento expõe a espetacularização da política e reforça a reprodução de atos violentos por parte do Estado. 

Veja também

Os "justiceiros"

Legenda: À direita, vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (Pros); à esquerda, chefe de seu gabinete, Tancredo dos Santos
Foto: Divulgação

Há mais de uma semana que o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (Pros), policial civil aposentado, está no interior de Goiás em busca de Lázaro Barbosa. 

Nas redes sociais, o parlamentar exibe armas, coletes à prova de bala e outros equipamentos de segurança. 

"Prepara os teus 'coro', porque eu não tô indo para brincar, eu tô indo para fazer o que aprendi em mais de 30 anos de polícia", disse nas redes sociais.

Legenda: Deputada federal de Goiás, Magda Mofatto (PL), a bordo de helicóptero e portando um fuzil
Foto: Divulgação

Na semana passada, a deputada federal Magda Mofatto (PL-GO) publicou um vídeo a bordo de um helicóptero e portando um fuzil, afirmando que pegaria o suspeito. 

"Te cuida, Lázaro. Se o Ronaldo Caiado (governador) não deu conta de te pegar, eu estou indo aí te pegar", afirmou em seu perfil na internet.

Legenda: Deputado federal da Bahia, pastor Sargento Isidório (Avante), aparece camuflado entre folhas, com bíblia na mão
Foto: Divulgação

Outro parlamentar que protagonizou cenas de "caça" a Lázaro Barbosa foi o deputado federal da Bahia, pastor Sargento Isidório (Avante).

Camuflado entre folhas, ele aparece em um vídeo com uma Bíblia na mão e um tronco. 

"Você não está vendo que isso é coisa do diabo? Lázaro não sai para fora, que nós vamos lhe encontrar. Vamos lhe buscar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", gritou no vídeo publicado em seu perfil.

Efeitos na política e segurança

Para a cientista política Carla Michele Quaresma, professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, esses comportamentos expõem a espetacularização da política e são "planejados" para agradar um eleitorado.

É muito mais fácil manter a legitimidade quando você diz o que o seu público quer ouvir. A política nunca foi somente o apelo à racionalidade. As pessoas gostam, de uma maneira geral, de casos apelativos e é a oportunidade que elas têm de aparecer. É uma estratégia. Na política, principalmente, não existe nada gratuito
Carla Michele Quaresma
Cientista Política

O filósofo Uriban Xavier, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vai além e vê que esses "políticos-herois" alimentam a "guerra de todos contra todos", deturpando o papel do Estado no combate à violência.

A gente vê total desvinculamento de alguns políticos do que seria o compromisso com a população. Esse tipo de atitude acaba consolidando na sociedade uma ideia de justiça vingativa, no sentido de Estado repressor, muito mais do que ser reparador e intimidador da reprodução da violência
Uriban Xavier
Doutor em Sociologia

Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC, Ricardo Moura diz que ações "espalhafatosas" como essas não contribuem em nada para localizar o foragido.

A caçada a Lázaro transformou-se em uma plataforma pró-armamentos e um desfile de virilidades. A inteligência policial trabalha a partir de uma rede de informantes, do sigilo e do estabelecimento de relações de confiança entre a população e a polícia. Nada disso tem sido demonstrado nessa caçada midiática
Ricardo Moura
Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC

Megaoperação

As buscas por Lázaro Barbosa chegaram, neste sábado (26), ao 18º dia. Ao todo 270 agentes da Segurança Pública integram a megaoperação para capturar o homem e contam com a ajuda de helicópteros cães farejadores.

Além das quatro pessoas da mesma família que foram mortas na chacina em Ceilândia (DF), o homem é suspeito de cometer outros sete crimes, de acordo com o Governo de Goiás.