Eleições 2022 Legislativo Judiciário Executivo

Casa da Mulher Cearense deve inspirar projeto nacional, diz Cida Gonçalves, ministra das Mulheres

De passagem pelo Ceará, a ministra elogiou a execução da política pública de combate à violência contra as mulheres no Estado

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Governo Federal anunciou três novas Casas para o Ceará
Legenda: Governo Federal anunciou três novas Casas para o Ceará
Foto: Helene Santos/Divulgação

De passagem pelo Ceará para cumprir agendas de combate à violência de gênero, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, pediu o projeto-base da Casa da Mulher Cearense para ser usado como inspiração para um projeto nacional com os mesmos objetivos: combate à violência contra as mulheres.

Durante o discurso de anúncio de três novos equipamentos para o Ceará, a ministra pediu ao governador Elmano de Freitas (PT) as informações técnicas das unidades implantadas no Estado.

Veja também

“Nossa proposta, o que a gente quer, se vocês nos cederem, é usar o projeto-base da Casa da Mulher Cearense para usar nas Casas da Mulher Brasileira, estou pedindo para fazer tratativas, negociações e colocar como modelo nacional”, disse Cida.

“Vamos trabalhar com dois modelos, o da Capital e estamos trabalhando com outro. O (ministro) Flávio Dino propôs o modelo do Maranhão, mas estamos querendo o cearense, não por uma disputa, mas pela identidade. A Casa (da Mulher Cearense) foi pensada para ter um atendimento pensando, humanizado, a forma, o espaço vazio no centro das Casas, de caminhada, de leveza, tanto para quem está sendo atendido como para quem trabalha”
Cida Gonçalves
Ministra das Mulheres

Logo em seguida, o governador disse que o projeto-base cearense está à disposição do Ministério das Mulheres. Em entrevista após o evento, a ministra voltou a elogiar a iniciativa do Estado.

“O Ceará está na frente porque nós estamos agora, na maioria dos estados, trabalhando. Tem estado que nós ainda estamos pactuando a Casa da Mulher na capital, nós teremos ainda que trabalhar a questão de ter duas ou três no interior, está sendo pactuada, e o Ceará nós já temos praticamente dez, que são quatro já construídas, que é a de Fortaleza e as três do interior, três que o Governo do Estado já está construindo e três que o Governo Federal vai trazer”, concluiu.

Assuntos Relacionados