Propaganda política com uso de IA deve conter aviso em plataformas do Google; entenda

Controle de conteúdo busca evitar desinformação

Propagandas políticas com uso de inteligência artificial (IA) deverão conter aviso indicando que as imagens ou sons foram alterados para ter veiculação em plataformas do Google, como o Youtube, por exemplo. 

O comunicado deverá ficar presente em um local de fácil identificação na tela do usuário que vai consumir o conteúdo político. Caso a medida seja desrespeitada, o vídeo pode ser derrubado. 

A nova regra começará a valer a partir de novembro, conforme anunciado por agências internacionais.  

A medida já faz parte de uma preparação do Google para lidar com as eleições nos Estados Unidos, Índia, África do Sul, União Europeia e em outras regiões em que a empresa possui verificação para anúncios eleitorais. 

O objetivo é impedir o uso inapropriado da IA para gerar conteúdo falso, principalmente quando aplicada à deepfake (imagens falas realistas). 

Outras empresas devem adotar políticas parecidas. Apesar de não ter regra específica para anúncios políticos-eleitorais, o Facebook e o Instagram já restringem áudios e imagens "falsificados, manipulados ou transformados" para gerar desinformação. O TikTok não permite propagandas políticas.