Concurso IFCE anula provas objetivas de quatro cargos; confira nova data

Ainda foram publicados os gabaritos definitivos e os resultados preliminares dos concursos de servidores efetivos da instituição

Escrito por Redação ,
IFCE
Legenda: Confira novos cronogramas do concurso
Foto: Dowglas Lima/IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) informou, nesta terça-feira (22), que serão anuladas e reaplicadas, para todos os candidatos já inscritos, as provas do concurso para quatro subáreas do cargo de docente: Canto Popular; Construção Civil; Infraestrutura de Transportes; e Física Geral e Experimental. A data da reaplicação das provas será no dia 27 de março de 2022.

O IFCE ainda publicou os gabaritos definitivos e os resultados preliminares dos concursos para provimento de servidores efetivos da instituição, para os cargos de técnicos administrativos e docentes. Também já foram publicados, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (22), os novos cronogramas para as próximas etapas do certame.

>> Confira edital para cargos de técnico-administrativos em educação

>> Confira edital para cargos de professor de ensino básico, técnico e tecnológico

Veja também

O instituto de educação divulgou ainda que o prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar para todas as demais provas será nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, de acordo com os novos cronogramas do concurso. Demais informações sobre o concurso podem ser verificadas no site do IDECAN (TAE Docentes).

Posicionamento do IFCE sobre anulação das provas

Em entrevista, Marcel Ribeiro Mendonça, pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE, informou que a IDECAN, banca organizadora, cometeu erros gráficos nas provas, causados por problemas de diagramação.

Dianta da falha, o IFCE determinou a anulação das quatro provas, assim como a reaplicação para todos os candidatos já inscritos, sem necessidade de pagamento de nova taxa de inscrição. Ao todo, são 2.625 candidatos afetados.

O pró-reitor disse que o IFCE apura o caso desde o dia 14 de dezembro de 2021, dias depois da realização da prova, após denúncias feitas pelos candidatos por meio da ouvidoria. Nas redes sociais, candidatos reclamaram de questões com erros de formatações que poderiam favorecer alguns candidatos.

Marcel Ribeiro explicou que o diagramador, ao replicar as questões e copiar e recortar o texto da prova entre dois aplicativos, cometeu o erro de sinalização gráfica. O IFCE abriu processo punitivo contra a IDECAN e cuida do novo cronograma do concurso.

IFCE segue com a banca IDECAN

O IFCE irá permanecer com a banca, já que todo o processo de falha operacional causado será respondido pela IDECAN, que deve ainda a arcar com os custos de logística, impressão das novas provas, elaboradores, ficais, entre outros custos.

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que havia recomendado ao IFCE a anulação de todo o concurso, além da suspensão do contrato com a organizadora. Diante da decisão do IFCE de anular apenas parcialmente o concurso, o MPF analisa que medidas poderão ser adotadas.

Além do problema gráfico cometido pela banca, houve ausência de cumprimento dos cronogramas do concurso. Estava prevista a publicação do gabarito no dia 12 de dezembro, o que não foi cumprido.

 

Assuntos Relacionados