IPO da Caixa está sendo estudado

Escrito por Redação ,

Brasília. A nova presidente da Caixa Econômica, Miriam Belchior, afirmou que ainda são necessários estudos sobre a viabilidade de se vender ou não parte do capital do banco estatal para investidores privados (IPO). Ela afirmou que não foi tomada nenhuma decisão até o momento sobre o assunto. Miriam assumiu ontem (23) o comando do banco, em cerimônia na qual houve protestos de convidados contra a possibilidade de abertura do capital da instituição.

Em seu discurso de posse, a presidente da Caixa destacou o avanço do banco nos últimos anos em várias áreas, como no crédito, mas afirmou que, daqui em diante, o objetivo é sustentar o patamar alcançado até aqui. Afirmou também que a Caixa deve estar comprometida com a nova política econômica.

"Colocarei a Caixa a serviço das políticas priorizadas nesse segundo mandato da presidente Dilma Rousseff", afirmou.

Uma das mudanças anunciadas pela nova equipe econômica é o fim da injeção de recursos para sustentar a expansão dos bancos estatais, que contribuiu para aumentar a dívida pública nos últimos anos.

'Saúde financeira'

O ministro Joaquim Levy (Fazenda), que discursou na cerimônia, afirmou que a melhora nas contas públicas é importante para manter a saúde financeira da Caixa. "A época de incerteza fiscal teve um custo imenso para a Caixa", afirmou. "Houve um tempo em que a Caixa esteve em risco, e ela saiu do risco porque as ações certas foram tomadas".

O ministro disse também que o banco tem um papel social, mas, como empresa do setor financeiro, tem de seguir critérios de análise de crédito e eficiência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.