Conexão com clientes é desafio das marcas

Evento reuniu profissionais para debater novas tendências no consumo de moda

Escrito por Redação ,
Legenda: A diretora da revista Elle Brasil, Susana Barbosa, foi uma das cinco convidadas para falar sobre as novas tendências para o consumo de moda no MaxiModa

Cada vez menos passivo e muito mais questionador que há alguns anos atrás, o consumidor não é mais o mesmo. E as marcas, sobretudo de moda, precisam estar preparadas para essa nova leva de pessoas que não se satisfazem apenas com o resultado, mas estão interessadas no processo. Pensando nisso, a décima edição do MaxiModa, realizada nessa sexta-feira (18), trouxe profissionais da área para falar sobre as novas tendências para o consumo de moda e como as marcas devem se agarrar a isso como forma de sobrevivência nas próximas gerações.

Entre esses profissionais, esteve a diretora da revista Elle Brasil, Susana Barbosa, que conversou com os ouvintes no evento sobre jornalismo de moda e comportamento. De acordo com ela, a incorporação de uma nova postura pautada pelo novo modo de consumir já é algo bastante adotado internacionalmente, mas ainda é um desafio para as marcas no Brasil.

"As marcas internacionais estão correndo atrás de se conectar com os millennials, porque são eles que vão manter essas marcas vivas e essa geração é mais antenada, mais engajada, muito mais conectada. Ela não é mais boba e se posiciona politicamente", detalha Susana.

"Algumas marcas de beleza já vêm, sim, com muitas campanhas nesse sentido. Mas o brasileiro ainda é muito conservador, então essa transformação deve levar muitos anos porque isso é uma mudança de cultura", acrescenta a diretora da Elle Brasil.

Ela explica que essa nova geração responsável por perpetuar essas marcas já vem crescendo com valores diferentes de gerações anteriores como a Geração X, por exemplo. "É uma nova geração que já vem crescendo com valores de sustentabilidade. Para eles, inclusão importa", destaca Susana, completando ainda que essa geração, até 2020, corresponderá a 40% das pessoas de todo o mundo. "As marcas têm que se conectar".

Além da diretora da Elle Brasil, esta edição do MaxiModa contou com a presença de outros grandes nomes que têm relação com o setor, como Chiara Gadaleta, consultora de moda sustentável, apresentadora de TV e colunista da Vogue Brasil; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co desde 2013; Andrea Bisker, criadora do portal de tendências de moda Mindset, formada em Comunicação e pós-graduada em Ciências do Consumo, ambas na ESPM e Camila Salek, fundadora da Vimer Experience Merchandising e com experiência em cargos executivos em grupos como C&A e Fórum.

Evento

A edição comemorativa de 10 anos do MaxiModa teve como temática principal "O Futuro é Agora". Durante todo o dia de evento, os profissionais convidados compartilharam as principais práticas aplicadas nas empresas, no comércio e no ambiente da moda brasileira, e discutiram qual o real futuro não somente para esse setor, mas também para os padrões de consumo no País e as estratégias a serem adotadas para criar um ambiente sustentável de convívio entre marca e consumidor.

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