MPT-CE recomenda que empresas disponibilizem documentos para comprovação de comorbidades

Órgão orientou que os empregadores antecipem os exames periódicos de funcionários incluídos na 3ª fase do cronograma de vacinação contra a Covid-19

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
vacinação no ceará
Legenda: Empresas deverão ainda auxiliar trabalhadores no preenchimento do Saúde Digital para acesso à vacina
Foto: Camila Lima

Empresas foram orientadas pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) a anteciparem exames periódicos de profissionais com histórico médico de doenças crônicas e que estejam na 3ª fase do plano de vacinação. 

O MPT-CE sinalizou que as empresas auxiliem os funcionários durante o preenchimento da plataforma Saúde Digital, e disponibilizem documentação médica para comprovação de comorbidades, como prontuários, atestados, receitas e exames.

Veja também

Conforme o órgão, a recomendação deverá ser executada através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Já as empresas desobrigadas de constituir o SESMT poderão recorrer a um médico do trabalho ou cumprir a medida através do Sistema S.

Além disso, os estabelecimentos devem realizar campanha interna em favor da vacinação, com objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir e alertar sobre a importância do imunizante na luta contra a Covid-19. 

As recomendações foram expedidas pela Procuradora do Trabalho, Geórgia Maria da Silveira Aragão. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados