Atestado diferente do modelo disponível é aceito para vacinação em Fortaleza, diz Prefeitura

Recomendação é que pessoa peça o documento ao profissional que já a acompanha, na rede pública ou privada

Escrito por Redação ,
idosa sendo vacinada
Legenda: Vacinação contra Covid-19 em Fortaleza está na terceira etapa
Foto: Helene Santos / Diário do Nordeste

As pessoas com comorbidade, contempladas na terceira fase de imunização contra a Covid-19 em Fortaleza, devem levar para vacinação um atestado que comprove a condição, não necessariamente do modelo disponibilizado pela Prefeitura. A orientação foi dada pela secretária-adjunta da Saúde, Aline Gouveia, em transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira (6).

"Receberemos todo e qualquer atestado que consiga classificar a sua comorbidade. Se você já recebeu e lá explica direitinho, não precisa retornar ao profissional para pegar o atestado exatamente no modelo que está no (site) Saúde Digital", afirmou a secretária.

>> Veja os modelos disponibilizados pela Prefeitura 

Aline também ressaltou que pessoas atendidas regularmente na rede privada não precisam procurar a rede pública para obter o atestado.

"O atestado é uma consequência do acompanhamento. Então quem vai conseguir classificar sua comorbidade é o profissional que já lhe acompanha". 
Aline Gouveia
Secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza

Veja também

3ª fase da vacinação

A terceira fase da imunização contra Covid-19 na Capital começou nesta quarta-feira (5). A fase abrange grávidas, puérperas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com diversos tipos de comorbidade. 

Nessa primeira etapa da 3ª fase, são vacinados:

  • Pessoas de 55 a 59 anos começando por cardiopatias;
  • Gestantes de 18 anos ou mais com alguma comorbidade (não necessariamente cardiopatia; pode ser diabetes ou obesidade);
  • Pessoas com síndrome de Down;
  • Puérperas com comorbidades.

No ato da vacinação, é necessária, além de documento de identidade e comprovante de residência, a apresentação de um atestado ou prescrição médica indicando a comorbidade. Gestantes, por sua vez, precisam levar, além da declaração do médico, o cartão de pré-natal. E as puérperas, com até 45 dias após o parto, devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Vacinação em Fortaleza

Paralelamente, continuam a ser imunizados profissionais de saúde, idosos e profissionais da segurança - contemplados nas duas primeiras fases. 

Conforme a Secretaria da Saúde, 434.748 fortalezenses receberam a primeira dose de um imunizante contra a doença. E 251.779 pessoas receberam as duas doses. 

O cronograma de vacinação com a CoronaVac foi paralisado em Fortaleza na última quinta-feira (29) por falta de doses suficientes para imunizar o público-alvo. Na ocasião, apenas os 11 mil idosos cadastrados e agendados foram orientados a procurar um dos pontos de aplicação do imunizante.

Na última segunda-feira (3), ainda que em menor alcance, a Capital voltou a distribuir a 2ª dose dos idosos com atrasos apenas para aqueles que tiveram o nome confirmado na lista. 

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde (Sesa).

No caso dos idosos sem acesso à internet ou com dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados