Ceará deve receber lote com 47.970 doses de vacina contra Covid da Pfizer

Os imunizantes estão previstos para desembarcarem em Fortaleza às 12h20 desta quarta-feira (15)

Homem guarda vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer em refrigeradores no Ceará
Legenda: No início da semana, 231.660 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech já haviam desembarcado no território cearense
Foto: divulgação

O Ceará deve receber, nesta quarta-feira (15), 47.970 doses de vacina contra Covid desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. Os imunizantes estão previstos para desembarcarem no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 12h20.

O novo lote será usado para aplicação de primeira dose no Estado, conforme informações do Ministério da Saúde. 

Segundo o governador Camilo Santana, nesta semana está prevista ainda a chegada de outro lote de imunizantes, desenvolvidos pela AstraZeneca, que serão usados para a complementação da segunda etapa de vacinação no Ceará. 

Camilo Santana anuncia nas redes sociais que Ceará deve receber lote com 47.970 vacinas da Pfizer
Foto: reprodução

Na segunda-feira (13), 231.660 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech já haviam desembarcado no território cearense. Os fármacos estão sendo usados para a aplicação de primeira dose, conforme o gestor do Executivo estadual. 

Compra direta de CoronaVac

No início desta semana o Estado deveria ter recebido o primeiro lote de vacinas CoronaVac, fruto da compra direta do Governo do Ceará com o Instituto Butantan, mas a data de envio foi remanejada para o próximo dia 22 de setembro. 

A assessoria de imprensa do Butantan informou por telefone que o repasse da primeira remessa do imunizante foi adiado por "incompatibilidade da agenda de governadores", tanto de Camilo Santana, do Ceará, quanto de João Doria, de São Paulo.

Ao todo, o Estado receberá três milhões de doses do imunizante. O montante foi garantido à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) em contrato assinado pelo então titular da Pasta, Dr. Cabeto, no último dia 9 de agosto.

40 anos

O público a partir de 40 anos não precisa de agendamento prévio para receber a primeira dose. É necessário, contudo, realizar o cadastro no site Saúde Digital.

Após a confirmação, por e-mail, da efetivação do cadastro, a pessoa pode buscar um dos locais de vacinação para se imunizar. 

Também poderão atualizar o cartão de vacina as pessoas que faltaram à data porque estavam com diagnóstico de Covid-19, em viagem a trabalho ou que haviam tomado a vacina contra a gripe.

60 ANOS

Desde a última quinta-feira (9), idosos acima de 60 anos que estão com a primeira dose (D1) pendente podem procurar o Centro de Eventos e os shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy. Estes não precisam de agendamento, mas o cadastro no Saúde Digital é obrigatório. 

Repescagem da vacinação

Fortaleza iniciou a repescagem da vacinação para pessoas de 30 a 39 anos que perderam a data da D1.

Desde o dia 9 de setembro, as pessoas podem comparecer a um dos locais de atendimento: Sesi Parangaba, Shopping RioMar Fortaleza ou Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter). O atendimento será de 9h às 17h, conforme o calendário:

  • 35 anos: 15/9 (quarta-feira)
  • 34 anos: 16/9 (quinta-feira)
  • 33 anos: 17/9 (sexta-feira)
  • 32 anos: 20/9 (segunda-feira)
  • 31 anos: 21/9 (terça-feira)
  • 30 anos: 22/09 (quarta-feira)

Quem pode tomar vacina fora da data do agendamento 

Pessoas que estavam com Covid-19

Pessoas contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença. Após esse período, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinada. 

Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação.

A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame. 

Quem tomou outra vacina

Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento. 

Pessoas que viajaram a trabalho

Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho. 

Quem perdeu a data por outros motivos

Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados. 

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

  1. Acesse o site Saúde Digital
  2. Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
  3. Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
  4. Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. 
  5. Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
  6. Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
  7. Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza