Pela primeira vez no Brasil, elefante-marinho dá à luz em praia de Santa Catarina; veja vídeo

Segundo ambientalistas, fêmea pode permanecer até 20 dias no local para amamentação

Escrito por Redação ,
Pela primeira vez no Brasil, elefante-marinho dá à luz a filhote em praia de SC; veja vídeo
Legenda: Registro foi feito em uma praia de SC, na última semana
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um episódio inédito foi registrado por ambientalistas na última semana, em Santa Catarina. Pela primeira vez na história da fauna local, uma fêmea de elefante-marinho deu à luz no litoral do Brasil. O caso aconteceu em uma praia de Garopaba, a cerca de 70 quilômetros de Florianópolis.

De acordo com o Instituto Australis, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o parto pode ter acontecido na última quinta-feira (10). A equipe fez o registro da mãe com o seu filhote na manhã da última sexta (11).

VEJA VÍDEO

Veja também

O ineditismo da ocasião acontece porque é incomum que fêmeas de elefantes-marinhos deem à luz no litoral brasileiro. Geralmente, a chegada de filhotes da espécie ocorre em terras mais frias, ou em águas do hemisfério sul, como nos arredores da Argentina.

“A fêmea pode permanecer por 20 dias ou mais no mesmo local, amamentando este filhote. Sendo assim, é fundamental que tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido neste período”, reforça o Instituto Australis em publicação nas redes sociais.

Pela primeira vez no Brasil, elefante-marinho dá à luz a filhote em praia de SC; veja vídeo
Legenda: Fêmeas da espécie raramente aparecem na costa brasileira
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A organização também fez um alerta para que banhistas e moradores próximos evitem qualquer contato com a fêmea e o seu filhote. “Pedimos compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximar, buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixar animais domésticos chegarem ao local”, recomenda o Instituto.

Para reportar qualquer ocorrência envolvendo animais marinhos, a organização informa que a população pode entrar em contato com o PMP-BS através do telefone 0800-642-3341.

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020