Veja dicas de cursos gratuitos sobre aulas remotas voltados para professores

Cursos orientam docentes a como manusear ferramentas e facilitar comunicação com alunos

Legenda: Formato remoto foi a opção de ensino mais usada em meio ao isolamento social
Foto: Fabiane de Paula

A pandemia do novo coronavírus impôs que as tradicionais salas de aulas fossem substituídas em todo o mundo por espaços virtuais como chats e videochamadas, cujos acessos se dão por links.  No Ceará, o novo Decreto Estadual retomou, depois de cinco meses, a necessidade do ensino à distância para todos os estudantes diante do novo acréscimo de casos de Covid-19.

No entanto, lidar com as novas tecnologias nem sempre é tão fácil quanto parece na hora de lecionar. Mesmo com os profissionais da educação há quase um ano atuando neste novo normal. é comum surgirem dúvidas quanto às aulas remotas, seja com relação à didática, ou mesmo à lida com problemas técnicos. Por isso, o EducaLab preparou uma lista de cursos gratuitos direcionados a professores que podem ajudar a gerir uma aula online.

Oportunidades de cursos gratuitos

UFC

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), as inscrições para cursos do Programa de Formação para Docência do Ensino Superior proporcionados pelo Programa de Apoio e a Acompanhamento Pedagógico (PAAP) estão abertas até o domingo (21). As formações envolvem ensino de música, didática e práticas pedagógicas, metodologias ativas, tecnologias educacionais e metodologias científicas.

Dentre as ofertas do Programa está a formação em “Criação e utilização educacional e didática para videoaulas”, com três turmas, com início em 12/4, 17/5 ou 12/7 e carga horária de 40h.

Tema semelhante abordado no Programa é o “Ensino Híbrido: conhecendo conceitos e entendendo a prática”, que será iniciado no dia cinco de maio, em três módulos: Módulo I: Concepções Teóricas e Metodológicas (5/5, 19/5 e 2/6, às 16h). Carga horária: 12h; Módulo II: Concepções Pedagógicas (16/6, 30/6 e 7/7, às 16h). Carga horária: 12h; Módulo III: Plataformas de Aprendizagem (14/7, 28/7, 4/8 e 18/8, às 16h). Carga horária: 10h.

As inscrições podem ser realizadas por professores, estudantes e técnico-administrativos da UFC através do link. 

UECE

Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ainda em maio de 2020, o professor do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhmauns (Cecitec/Uece), Daniel Azevedo, disponibilizou uma série de vídeos com dicas para produção de aulas que possam ser utilizadas remotamente. 

Com orientações simplificadas para uso de chats, aplicativos e várias outras ferramentas disponíveis na internet que possibilitam o ensino remoto, inclusive com dicas de transformação de áudio em libras, as aulas podem ser acessadas gratuitamente pelo YouTube por professores de todos os níveis de ensino.

Nova Escola

A organização Nova Escola disponibiliza gratuitamente, desde junho do ano passado, nove cursos de capacitação em ferramentas utilizadas no ensino remoto atualmente, como Zoom, Hangouts, Google Classroom, Padlet e FlipGrid para professores de todos os níveis de ensino. 

O intuito é orientar os docentes a criar grupos de transmissão, desenvolver atividades em documentos compartilhados e editáveis online, escrever roteiros, transmitir lives e editar vídeos através dos cursos disponibilizados. 

Para quem tem interesse, os links para cada um dos nove cursos da Nova Escola estão detalhados no site da organização.

IFCE

Ainda em abril do ano passado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) criou uma aba virtual no site apenas com orientações para capacitação de gestores e professores do Instituto. O material disponibilizado conta com pdf’s e cursos de orientação para a plataforma de ensino online utilizado.