Plataforma Lattes, da CNPq, está fora do ar desde sábado (24)

Conselho informou que trabalha para garantir o retorno do site

Legenda: Indisponibilidade do sistema ocorre desde sexta-feira (23)
Foto: Herivelto Batista/Ascom MCTI

A plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) continua fora do ar nesta terça-feira (27). A instabilidade começou no sábado (24). O órgão emitiu nota informando que o problema já foi diagnosticado e que o pagamento das bolsas não será afetado. 

Em comunicado no Twitter, na tarde desta terça-feira, a entidade informou que o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.

"O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes", informou a entidade.

Ainda segundo a direção do CNPQ, o pagamento das bolsas implementadas não será afetado

Plataforma Lattes fora do ar

"O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o @mcti para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível", comunicou. 

cnpq fora do ar
Legenda: Dúvidas podem ser tiradas na Central de Atendimento do CNPq, diz nota
Foto: Reprodução/Twitter

Outro comunicado publicado nessa segunda-feira (26) esclarece que "todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados" e que o governo federal irá divulgar "em breve" um canal específico para que bolsistas e a população em geral tirem dúvidas.

A falha no sistema do CNPq ocorre desde o último sábado (24), quando o órgão identificou a "indisponibilidade dos seus sistemas"

"Pedimos desculpas pelo inconveniente e manteremos todos atualizados quando tivermos mais informações. Informamos que eventuais prazos referentes às chamadas do CNPq que possam ser prejudicados pelo problema serão reavaliados". 

Reclamações

Nas redes sociais, usuários citaram a preocupação com a queda do sistema, que pode afetar questões relacionadas à checagem de títulos de pesquisadores em todo o Brasil.

No Twitter, por exemplo, houve quem fizesse piada com o assunto, além do lamento pela impossibilidade de acesso nos últimos dias. Confira algumas das reações:

Foto: reprodução/Twitter

Foto: reprodução/Twitter

Foto: reprodução/Twitter