Estudar fazendo anotações à mão traz mais vantagens para o aprendizado

Alunos que fazem anotações no papel têm melhor desempenho nas notas.

Legenda: Pesquisadores comprovam que o ato de escrever à mão é uma das melhores formas para fixar a memorização das informações.
Foto: Divulgação

Antes da chegada dos computadores e aparelhos celulares, escrever à mão era um hábito comum entre os estudantes e saudável para o aprendizado. Atualmente, muitos alunos preferem fotografar o conteúdo a escrever. Porém, essa prática é insuficiente se comparada aos benefícios de escrever à mão.

Dentre as vantagens possibilitadas pela anotação manual dos ensinamentos, estão o benefício à memória, ajuda na melhoraria da linguagem escrita e aumento da compreensão de texto.

Em artigo publicado no The Journal of Learning Disabilities, pesquisadores afirmaram que o ato de escrever à mão envolve a mente de modo diferenciado. Por isso, é uma das melhores formas para fixar a memorização das informações.

Assim, quando o estudante toma nota no caderno, melhora as suas chances de reter o que foi estudado de forma mais fácil. Tal explicação está no fato de que quando a pessoa escreve no papel fica focada no que está fazendo.

Também há ganho no desempenho da linguagem escrita, fazendo o estudante pensar mais e observar sobre as palavras. Ao contrário do que ocorre com o celular e aplicativos de texto no computador, que corrigem automaticamente, exigindo menos do desempenho na linguagem. Então, quem está treinando Redação deve priorizar a escrita no papel.

Além disso, escrever à mão traz benefícios cognitivos ótimos para a melhoria da compreensão dos assuntos, segundo pesquisa publicada na revista Psychological Science, que revelou que os alunos que fazem anotações à mão têm melhor desempenho nas notas.

Logo, embora possa parecer mais trabalhoso ou até mesmo perda de tempo, estudar fazendo anotações à mão no papel é um dos melhores hábitos, comprovado por estudos, para memorizar, compreender e melhorar a linguagem.