SPC orienta sobre cuidados com documentos no Carnaval

Especialistas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) dão dicas de como evitar problemas

Escrito por Redação ,

Perder a carteira de identidade ou o CPF pode se tornar uma dor de cabeça se acabarem em mãos erradas e, durante o carnaval, é comum que as pessoas sejam vítimas de roubos ou acabem perdendo os documentos. Segundo os especialistas do SPC Brasil, o primeiro passo para evitar dor de cabeça é evitar levar documentos pessoais e importantes na hora de cair na folia.

"O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes, principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas", explica  José Vignoli, educador Financeiro do SPC Brasil. Para ele, é importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco.

Boletim de ocorrência

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, reforça a importância de registra um boletim de ocorrência. "O consumidor pode se precaver entrando em contato com o Procon [Instituto de Defesa do Consumidor] mais próximo e com o balcão do SPC Brasil de sua cidade".

"Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem a base de dados do SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados, que tentam utilizar o CPF perdido para fazer realizar compras", explica a economista.

Para evitar fraudes:

Leve só os documentos extremamente necessários para curtir a festa. Se possível, deixe os cartões em casa e leve dinheiro;

Guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;

Anote os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão;

Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois do feriado, procure o Procon mais próximo e comunique a perda ou o roubo no SPC Brasil de sua cidade, com inclusão de um alerta de documento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.