Sites comparam preços e garantem economia

Com alguns cliques, é possível saber onde encontrar os melhores preços de produtos, em lojas físicas ou virtuais

Escrito por Redação ,
Legenda: É importante que o consumidor tome alguns cuidados na hora de adquirir produtos em lojas virtuais. Sempre opte por sites indicados por amigos e veja se o endereço não está na lista do Procon de páginas que devem ser evitadas
Foto: FOTO: JL ROSA

Cada vez mais os consumidores aproveitam os recursos da internet para economizar nas compras, uma ajuda e tanto no orçamento em tempos de dinheiro mais apertado. Sites indicam os locais de venda do produto, lojas físicas e virtuais e aquele que oferece o produto mais barato.

Com alguns cliques é possível fazer uma pesquisa completa nas maiores redes de lojas e de produtos que vão de A a Z. Entre os mais conhecidos e com boa reputação no mercado aparecem o www.google.com.br/prdhp, o www.buscape.com.br, o www.shopping.uol.com.br, o www.jacotei.com.br e o www.bondfaro.com.br, para ficar apenas com alguns deles.

Uma consulta nesses endereços coloca o consumidor na rota das melhores condições de compra. Basta digitar o que se procura que surgem lojas que oferecem o produto e seu respectivo preço. Outras opções de sites eficientes para a comparação de preços são o www.zoom.com.br, o www.liquidando.com, o www.zura.com.br, o www.ebit.com.br e o www.precomania.com.br. Se não tiver as características, o consumidor deve digitar o nome do produto e ir filtrando as informações para chegar à mercadoria desejada.

Existe uma ampla variedade de produtos, que vão de eletrodomésticos e eletroeletrônicos a roupas e acessórios, de carros a produtos para bebê, de perfumaria a celulares, e assim por diante. Há também sites específicos para comparação de preços de remédios, passagens aéreas, hotéis, entre outros. Alguns dispõem de um serviço que informa sobre promoções relâmpagos ou a chegada de produto procurado e respectivo preço.

Cuidados

A internet que ajuda na economia exige também mais cuidado de quem se vale dela nas compras em lojas virtuais.

Como problemas nessa área não são incomuns, o Procon de São Paulo criou uma cartilha com orientações e uma lista de sites que devem ser evitados. São sites que causaram problemas a seus clientes e não responderam às queixas recebidas pelo órgão de defesa.

Alguns nem sequer foram encontrados. A lista atualizada no fim de setembro pode ser encontrada no endereço http://sistemas.procon.sp.gov br/evitesite/list/evitesites.php. O Procon sugere que o consumidor prefira os sites indicados por amigos e parentes que tenham também a loja física e desconfie do fornecedor que informa apenas o número de celular para contato.

Informações

O site deve ter a identificação completa da empresa, como razão social, endereço, CNPJ e outros meios de contato além do e-mail, para sua localização se houver algum problema. As condições de pagamento, especificações e de entrega do produto também devem estar claras.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.