Grupo é detido por soltar balão de 18 metros em área de preservação em SP

Balão caiu em Santo André, no ABC Paulista. Quatro suspeitos foram encontrados com partes do artefato e autuados por crime ambiental

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 17:35)
Imagem mostra um grande balão colorido caído em meio à vegetação de uma área de mata. Ao lado, um policial militar examina os restos do balão em uma rua com paralelepípedos.
Legenda: Os suspeitos foram autuados por crime ambiental e multados em R$ 40 mil.
Foto: Divulgação/PM-SP

A Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) deteve quatro homens, neste domingo (18), suspeitos de soltarem um balão de 18 metros em uma área de preservação ambiental na região do Parque do Pedroso, em Santo André, no ABC Paulista. Os envolvidos foram multados em R$ 40 mil por crime ambiental.

A ação teve início após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações da PM (Copom-PM) sobre a queda de um balão de grande porte na região. As equipes foram até o local, onde encontraram o objeto e começaram a procurar os responsáveis.

Depois de mais de 1h30 de buscas pela mata, os policiais encontraram quatro homens carregando partes do balão usadas para sustentar e direcionar o artefato durante o voo.

Os suspeitos foram abordados e autuados por infração ambiental. Eles foram levados ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso foi encaminhado à Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e ao Ministério Público.

Veja também

Soltar balão é crime

Soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam causar incêndios em florestas, vegetações ou áreas urbanas.

A pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias

Assuntos Relacionados