Trump tem condenação simbólica por subornar atriz pornô e se torna primeiro sentenciado eleito presidente

O presidente não cumprirá nenhuma pena, apesar de ter sido considerado culpado nas 34 acusações de fraude contábil

Escrito por
Foto de Donald Trump em tribunal
Legenda: A condenação de Trump mantém a culpa, mas não acarreta tempo de prisão, multa ou liberdade condicional
Foto: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Donald Trump recebeu, nesta sexta-feira (10), a condenação simbólica pelo caso de pagamento de suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels e se tornará o primeiro criminoso sentenciado na Justiça a chegar à Presidência dos Estados Unidos. A posse está marcada para o próximo dia 20. 

O republicano recebeu da Justiça a chamada liberdade incondicional e não cumprirá nenhuma pena. 

"Este tribunal determinou que a única sentença legal que permite a entrada de uma condenação sem invadir o cargo mais alto da terra é uma liberdade incondicional", disse o juiz do Tribunal do Distrito de Manhattan, Juan Merchan. A audiência foi acompanhada por Trump virtualmente. 

Esse tipo de condenação incomum mantém a culpa, mas não acarreta tempo de prisão, multa ou liberdade condicional.

Veja também

Condenado em 34 acusações 

Apesar de ter sido considerado culpado em 34 acusações de falsificação de registros de negócios (fraude contábil), Trump pagou cerca de 130 mil dólares à atriz pornô Stormy Daniels para encobrir um escândalo sexual que poderia estourar na época da campanha presidencial de 2016.

Stormy Daniels disse, em julgamento em maio do ano passado, que teve uma relação sexual com Donald Trump em 2006, após um torneio de golfe. O ex-presidente nega que isso tenha acontecido.

No tribunal, a mulher disse que Trump não a coagiu a fazer sexo, mas afirmou ter percebido que havia um “desequilíbrio de poder” entre os dois. Em seu relato, afirmou ainda que Trump não usou camisinha.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados