Trump suspende apoio militar à Ucrânia, e União Europeia prepara plano de 800 bi de euros

Plano visa reforçar as defesas das nações da União Europeia e diminuir o impacto da potencial retirada dos Estados Unidos

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Donald Trump e Volodymyr Zelensky
Legenda: Na semana passada, Volodymyr Zelensky e Donald Trump tiveram uma discussão
Foto: SAUL LOEB/AFP

O presidente Donald Trump ordenou uma pausa na ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia, após a discussão que teve na semana passada com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou na segunda-feira (3) um funcionário da Casa Branca.

"Estamos fazendo uma pausa e revisando a nossa ajuda, para garantir que ela esteja contribuindo para uma solução", disse a fonte, acrescentando que os Estados Unidos precisam que seus parceiros "também se comprometam a alcançar o objetivo" da paz.

Veja também

Com isso, a Europa prepara um plano de 800 bilhões de euros (R$ 4,9 trilhões) para reforçar as defesas das nações da União Europeia e diminuir o impacto da potencial retirada dos Estados Unidos da aliança de países que ajudam a Ucrânia.

A informação foi revelada pela chefe de governo da União Europeia, Ursula von der Leyen nesta terça (4).

Pausa na ajuda à Ucrânia

Segundo a imprensa americana, a decisão de pausar a ajuda à Ucrânia foi tomada após reunião na Casa Branca entre os chefes da Defesa, Pete Hegseth, e da diplomacia, Marco Rubio, e os principais assessores do presidente Trump. "Não é um fim permanente da ajuda, é uma pausa", ressaltou outro funcionário americano, citado pelo canal Fox News.

A ajuda militar dos Estados Unidos foi aprovada durante o governo de Joe Biden. Segundo o Departamento de Estado americano, o país ofereceu "US$ 65,9 bilhões em assistência militar" à Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022.

Assuntos Relacionados