Thrifty, tradicional sorveteria dos EUA, fechará 500 unidades devido à falência de empresa
Empresa farmacêutica que controla a sorveteria invocou o chamado Chapter 11, uma ferramenta jurídica da Lei de Falências norte-americana
A Thrifty Ice Cream, tradicional no ramo de sorvetes dos Estados Unidos, vai fechar cerca de 500 unidades no País, devido à falência da empresa farmacêutica Rite Aid, controladora das unidades desde 1996. A marca virou um sucesso no mercado norte-americano, e está presente desde 1940, mas será afetada por conta de uma legislação.
O chamado Chapter 11 é uma ferramenta jurídica da Lei de Falências dos EUA, acionada para suspender a execução de dívidas e permitir que a empresa que pediu falência proponha um plano de reestruturação financeira.
No Brasil, empresas aéreas como Azul e Gol já recorreram ao processo nos EUA. A Latam também, mas já conseguiu sair do processo, enquanto a Gol teve seu plano de reestruturação aprovado há uma semana.
No caso da Rite Aid, o que prejudicou mais a loja de sorvetes foi porque no processo de pedido de falência, várias farmácias foram fechadas, e dentro delas estavam pontos de venda da Thrifty.
Veja também
Lojas podem ser salvas
Como parte da Thrifty é mantida pela Rite Aid, algumas lojas não poderão ser salvas. Entre as opções estão a continuidade das atividades caso um comprador apareça, o que é previsto no rito da falência.
Além de lojas próprias, sorvetes da marca são atualmente vendidos em pacotes em mercados. Conforme a Rite Aid, a venda desses itens continuará enquanto não aparece um comprador.
"A Thrifty Ice Cream foi lançado em 1940 numa pequena fábrica em West Hollywood [...] O gelado de alta qualidade e de pequena produção chegou até mesmo a ser premiado na Feira do Condado de Los Angeles", diz o site da marca, amada inclusive por alguns famosos.
O sorvete ganhou notoriedade pelo seu formato quadrado que coube em casquinhas.