Pfizer diz que pílula experimental contra Covid-19 reduziu em 89% risco de hospitalizações e mortes

Farmacêutica quer enviar dados à Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos 'o mais rápido possível'

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Fachada da Pfizer
Legenda: O estudo não foi revisado por outros cientistas nem publicados em revista; farmacêutica considera o comprimido promissor
Foto: Don EMMERT / AFP

A farmacêutica Pfizer anunciou, nesta sexta-feira (5), que um teste clínico sobre seu comprimido experimental contra a Covid-19 reduziu em 89% o risco de hospitalização ou morte pela doença em pacientes adultos. Os resultados, no entanto, são preliminares. Ou seja, ainda não foram revisados por outros cientistas nem publicados em revista. 

Veja também

Segundo o laboratório, o medicamento, que tem o nome Paxlovid, mostrou alto índice de eficácia. Os resultados do teste clínico intermediário são considerados tão positivos que a Pfizer informou a interrupção do recrutamento de novas pessoas.

Também afirmou que enviará os dados para a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos o mais rápido possível, como parte da "apresentação contínua" para obter a autorização de uso de emergência.

"A notícia de hoje é uma mudança autêntica nos esforços globais para deter a devastação desta pandemia", afirmou o CEO da Pfizer, Albert Bourla.
 

Estudo

A principal análise do teste avaliou os dados de 1.219 adultos na América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia.

"Estes dados sugerem que nosso candidato a antiviral oral, se aprovado ou autorizado pelas agências reguladoras, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções porCovid-19 e eliminar até nove em cada 10 hospitalizações", acrescentou Albert. 

Vários laboratórios trabalham em antivirais orais que tentam imitar o que o medicamento Tamiflu faz na ação contar a gripe e que evitariam a evolução da doença para etapas de gravidade.

A Pfizer começou a desenvolver o medicamento anticovid em março de 2020, o primeiro pensado especificamente contra o coronavírus.