Parlamento da Coreia do Sul aprova impeachment do presidente interino Han Duck-soo
O vice-primeiro-ministro e ministro das finanças, Choi Sang-mok, assume como o novo presidente interino
O Parlamento sul-coreano destituiu o primeiro-ministro Han Duck-soo do cargo de presidente interino nesta sexta-feira (27). Os 192 deputados presentes votaram de forma unânime a favor do impeachment, afirmando que ele "participou ativamente na insurreição", depois do seu antecessor, Yoon Suk-yeol, ter declarado lei marcial no país no início do mês.
Agora, o vice-primeiro-ministro e ministro das finanças, Choi Sang-mok, assume como novo presidente interino. Han será oficialmente destituído do cargo quando cópias do documento de impeachment forem entregues a ele e à Corte Constitucional.
Lei Marcial
Esta é a primeira vez na história da Coreia do Sul que um presidente interino é alvo de impeachment. Han Duck-soo assumiu o cargo após o afastamento de seu antecessor, Yoon Suk Yeol, em 14 de dezembro.
Yoon foi destituído pelo parlamento devido à tentativa frustrada de impor a lei marcial no país no último dia 3 de dezembro.
A oposição sul-coreana ameaçava removê-lo do cargo desde o início desta semana devido à recusa do interino em nomear juízes do Tribunal Constitucional para concluir o processo de remoção de seu antecessor do cargo.