Papa teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda (3), diz boletim

Pontífice precisou de aspiração de secreção devido ao quadro

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Papa Francisco
Legenda: Papa Francisco já estava há alguns dias sem apresentar necessidade de intervenção deste tipo
Foto: Vaticano/Reprodução

O Papa Francisco, de 88 anos, sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, nesta segunda-feira (3), conforme um boletim publicado por volta de 15h pelo Vaticano. O prognóstico de saúde do pontífice permanece reservado.

A situação foi ocasionada "por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncospasmo. Portanto, foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de secreções abundantes", acrescentou o boletim.

Por isso, no período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. Conforme o Vaticano, o Papa Francisco permaneceu orientado e colaborativo. De acordo com o boletim anterior, o pontífice dormiu bem toda a noite do domingo (2).

Veja também

O Papa Francisco está internado há 18 dias no hospital Gemelli, em Roma, devido à bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral.

Broncoespasmo

Uma crise respiratória de "broncoespasmo" já havia feito soar de novo os alarmes na sexta-feira (28), pouco depois de uma fonte do Vaticano anunciar sua saída do estado "crítico". 

O boletim médico, divulgado na Santa Sé na noite do domingo (2), informou que seu estado é "estável" 48 horas depois dessa recaída, mas que seu prognóstico segue sendo "reservado". 

"Não há, pelo menos aparentemente no momento, mais consequências em relação à crise da última sexta-feira", destacou uma fonte vaticana, alertando que o quadro clínico segue sendo "complexo".

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias

Assuntos Relacionados